A Portaria GM/MS 2121/2015 traz a necessidade de realizar ações de controle vetorial destacando o registro de tais, fundamental para o monitoramento e avaliação, pois possibilita condições de adotar de forma ágil medidas de controle das doenças. O Município tem 20 equipes de Agentes Comunitários Saúde ACS e Agentes Controle Endemias ACE. Até 2016, utilizavam uma planilha de controle das quadras trabalhadas que ficava na mesa da sala deles para conhecimento da equipe, mas às vezes desaparecia, o que dificultava o acesso às informações pertinentes ao trabalho realizado. Para dar uma resposta rápida, uma enfermeira da gestão implantou um sistema de registro das ações através de um painel intitulado PAINEL DAS AÇÕES DE CONTROLE VETORIAL, afixado na parede, onde todos visualizam o trabalho realizado, agilizando a organização dos bloqueios dos casos suspeitos de arboviroses. Carinhosamente o painel das ações de controle vetorial ganhou o codinome de BINGO pelos próprios agentes de saúde
Expor fácil e rapidamente as informações referentes ao trabalho ambiental realizado diariamente Facilitar e agilizar a organização dos bloqueios dos casos suspeitos das arboviroses Implantar o Painel das Ações de Controle Vetorial em todas as unidaRealizada uma oficina onde a autora do projeto capacitou a equipe de uma unidade piloto para discutirem a proposta e em conjunto confeccionarem o painel. De posse do mapa da área abrangente e utilizando folha de cartolina a quadricularam de acordo com o número de quadras existentes na área. Cada quadrado foi subdividido de forma que acomodassem as informações necessárias: o número da quadra em destaque escrito a tinta, número de edificações existentes, data, nome do agente e porcentagem de pendências, estes dados escritos a lápis para serem atualizados. Ao término da confecção, o painel foi afixado na parede da sala dos agentes, bem visível e numa altura acessível a todos para que os dados fossem atualizados no dia a dia.
Visando dar uma resposta rápida do trabalho ambiental realizado pelos agentes de saúde e facilitar/agilizar a organização de bloqueios de casos suspeitos de arboviroses, uma enfermeira do município de Votuporanga, SP desenvolveu um método inovador de demonstrar o trabalho realizado por um PAINEL DAS AÇÕES DE CONTROLE VETORIAL BINGO. Os resultados se mostraram tão satisfatórios que hoje o BINGO atingiu 100% das unidades de saúde e faz parte do processo de trabalho diário dos agentes de saúde.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO