Olá,

Visitante

Implantação de Um Painel das Ações de Controle Vetorial (Bingo) Realizadas pelos Agentes de Saúde do Município de Votuporanga, Sp.

A Portaria GM/MS 2121/2015 traz a necessidade de realizar ações de controle vetorial destacando o registro de tais, fundamental para o monitoramento e avaliação, pois possibilita condições de adotar de forma ágil medidas de controle das doenças. O Município tem 20 equipes de Agentes Comunitários Saúde ACS e Agentes Controle Endemias ACE. Até 2016, utilizavam uma planilha de controle das quadras trabalhadas que ficava na mesa da sala deles para conhecimento da equipe, mas às vezes desaparecia, o que dificultava o acesso às informações pertinentes ao trabalho realizado. Para dar uma resposta rápida, uma enfermeira da gestão implantou um sistema de registro das ações através de um painel intitulado PAINEL DAS AÇÕES DE CONTROLE VETORIAL, afixado na parede, onde todos visualizam o trabalho realizado, agilizando a organização dos bloqueios dos casos suspeitos de arboviroses. Carinhosamente o painel das ações de controle vetorial ganhou o codinome de “BINGO” pelos próprios agentes de saúde

Expor fácil e rapidamente as informações referentes ao trabalho ambiental realizado diariamente Facilitar e agilizar a organização dos bloqueios dos casos suspeitos das arboviroses Implantar o Painel das Ações de Controle Vetorial em todas as unidaRealizada uma oficina onde a autora do projeto capacitou a equipe de uma unidade piloto para discutirem a proposta e em conjunto confeccionarem o painel. De posse do mapa da área abrangente e utilizando folha de cartolina a quadricularam de acordo com o número de quadras existentes na área. Cada quadrado foi subdividido de forma que acomodassem as informações necessárias: o número da quadra em destaque escrito a tinta, número de edificações existentes, data, nome do agente e porcentagem de pendências, estes dados escritos a lápis para serem atualizados. Ao término da confecção, o painel foi afixado na parede da sala dos agentes, bem visível e numa altura acessível a todos para que os dados fossem atualizados no dia a dia.

Visando dar uma resposta rápida do trabalho ambiental realizado pelos agentes de saúde e facilitar/agilizar a organização de bloqueios de casos suspeitos de arboviroses, uma enfermeira do município de Votuporanga, SP desenvolveu um método inovador de demonstrar o trabalho realizado por um PAINEL DAS AÇÕES DE CONTROLE VETORIAL “BINGO”. Os resultados se mostraram tão satisfatórios que hoje o “BINGO” atingiu 100% das unidades de saúde e faz parte do processo de trabalho diário dos agentes de saúde.

Principal

Elaine Batista Madrid

elaine.enf2010@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Votuporanga

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

R. Santa Catarina, 3890 - Patrimonio Velho, Votuporanga - SP

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 nov 2020

e atualizada em

22 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Construção de uma modelagem ecossistêmica para vigilância em saúde: implementação de observatórios epidemiológicos na atenção básica
Ceará
Práticas
Estratégias de Implementação da Vacina Contra Covid-19 no Estado da Paraíba
Paraíba
Práticas
Implementação da Rede de Apoio Aos Pacientes com Infecção Congênita Associada ao Vírus Storch ou Zika no Município de São José de Ribamar – Ma.
Maranhão
Práticas
Ocorrência de Óbito por Causa Violenta em Menores de 12 Anos no Município de Itabaiana-Pb: a Importância da Integração da Vigilância em Saúde na Atenção Básica.
Paraíba
Práticas
Exame dos contatos intradomiciliares aos sábados no programa de controle de hanseníase no município de Rio Branco, Acre
Acre
Práticas
O uso de armadilhas (Ovitrampas) como ferramenta para monitoramento e controle populacional do Aedes Aegypti em Rio Branco, Acre
Acre
Práticas
Vigilância de Epizootias Visando À Prevenção da Febre Amarela no Município de Curitiba – Pr
Paraná
Práticas
Investigação Epidemiológica Pós-Óbito em Situações de Desastres: a Experiência de Nova Friburgo
Rio de Janeiro