Olá,

Visitante

Implantação de um Instrumento de Supervisão e Monitoramento para Repasse de Gratificação A Partir do Recurso do Pmaq aos Profissionais da Atenção Básica do Município de Ingazeira

o município de Ingazeira esta localizado no sertão do Pajeú, e possui uma população de 4.596 habitantes. Os serviços de saúde ofertados no município são, na sua maioria ofertados dentro do Sistema Único de Saúde – SUS e possuem gestão pública municipal. o munícipio possui 100% de cobertura da AB. Após avaliação externa do PMAQ recebe mensalmente um recurso financeiro que até a criação e implantação do instrumento, objeto desse trabalho, era repassado aos profissionais das ESF sem critérios definidos. Frente ao exposto era necessário estabelecer mecanismos de avaliação e monitoramento de determinados indicadores que estão diretamente relacionados á melhoria do acesso e da qualidade dos serviços ofertados dentro da Atenção Básica. Para tanto após a edição da lei nº 236/2017 que regulamenta o repasse da referida gratificação foi elaborado pela equipe técnica da SMS alguns critérios para condicionar o referido repasse aos profissionais habilitados para receber o incentivo financeiro.

Implantar um instrumento de avaliação e monitoramento de acordo com a lei nº 236/2017 para repassar o recurso oriundo do PMAQ aos profissionais da ESF a partir do alcance de indicadores relacionados a melhoria do acesso e da qualidade com o PMS e a P Com a edição da lei municipal nº 236/2017 foi elaborado um instrumento de avaliação e monitoramento contendo os indicadores pactuados pelo município bem como as metas mensais de cada ESF para o seu devido alcance. Após elaboração do instrumento formou-se uma comissão permanente de avaliação formada por representantes da gestão, dos profissionais e do Conc. Mun. de Saúde que mensalmente se reúnem e monitoram o alcance ou não das metas pactuadas anteriormente, sendo que este resultado estará diretamente relacionado com o valor da gratificação que cada profissional irá receber mensalmente. o monitoramento tem início com a supervisão em cada UBS em seguida com a avaliação dos indicadores e somente após o resultado e feito o repasse financeiro.

Melhoria do processo de avaliação e monitoramento pela gestão maior entusiasmo e empenho por parte dos profissionais no exercício de suas atribuições maior reflexão sobre o processo de trabalho efetivação do planejamento e monitoramento das ações pela equipe da ESF mais qualidade nos registros das informações, culminando com relatórios mais completos alcance de metas e indicadores pactuados maior co-responsabilidade dos profissionais na execução das atividades maior organização e conservação de equipamentos da UBS aumento em 100% do repasse financeiro do PMAQ após avaliação externa do 3º ciclo todas as equipes classificadas como ótimas na avaliação externa do 3º ciclo do PMAQ.Inúmeros foram os benefícios após a implantação do instrumento de avaliação e monitoramento haja visto a melhora significativa na prestação de serviços, fortalecimento da rede e aprimoramento/fortalecimento da AB municipal. A aplicação desse instrumento tem sido a base, não só para validar o repasse do incentivo financeiro aos profissionais, mas tem sido uma ferramenta que viabiliza efetivar uma política de avaliação e monitoramento ora instituída pela gestão bem como por cada equipe de ESF.

Principal

Ritchele Vieira De Melo

ritchelecnsa@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Ingazeira

Pernambuco

Nordeste

Instituição

Rua Ozorio Ferreira Filho S/N Ingazeira - Pe

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Fabiana Torres Martins

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal