Para aprovação dos Programas de Residência, foi preciso estruturar um corpo docente que conduziria todo o processo. Foram selecionados treze docentes, de doze especialidades, no quadro de colaboradores da Autarquia Municipal de Saúde. O corpo docente foi capacitado com relação à metodologias de ensino, com ênfase em metodologias ativas.A escolha dos cenários de prática em que os profissionais de saúde residentes iriam atuar foi pautada na estrutura física, disponibilidade de computadores, recursos humanos e população adstrita.Para o processo de implantação dos Programas de Residência foram envolvidos a Autarquia Municipal de Saúde, Diretoria Administrativa, a Superintendência da Estratégia de Saúde da Família e seus colaboradores.Todo o processo de estruturação dos Programas de Residência para receber os residentes foi realizado em dois meses.
O Ministério da Saúde, através do Edital, nº 12, de 28 de agosto de 2015, pela primeira vez permitiu que serviços de saúde reconhecidos pelo setor da saúde como rede SUS-Escola, não vinculados a instituições de ensinopropusessemProgramasdeResidênciaemÁreaMultiprofissionaleProfissional de Saúde. Em consonância com uma necessidade do serviço municipal em qualificaraassistênciaemsaúdedomunicípio,aAutarquiaMunicipaldeSaúde de Apucarana propôs a implantação de três programas de residência, sendo o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Programade Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Programa de Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica Ênfase em Rede Cegonha. O município de Apucarana foi contemplado com os três programas e com 27 bolsas do Ministério da Saúde.
A Residência em Área Profissional da Saúde tem como objetivo a formação de profissionais aptos a construir e reconstruir seu conhecimento de acordocomarealidadeondeiráatuar,preparadosparaatuarnoSistemaÚnico de Saúde, em equipe multiprofissional, capaz de romper com os modelos tradicionais de atenção à saúde.O ensino através das metodologias ativas de ensino busca a produção de conhecimento baseada na problematização e reflexão da prática e socialização desse conhecimento junto as equipes, com a proposição de novas estratégias de intervenção junto à comunidade.
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