Apresentação
A “I Mostra Campina, aqui tem SUS” ocorreu em agosto de 2024, ela surgiu em comemoração aos 30 anos de implantação da Estratégia Saúde da Família em Campina Grande – PB, uma das cinco primeiras cidades no Brasil contempladas para sua implantação em 1994. Foram inscritos 98 trabalhos, exclusivamente de profissionais que atuavam nos serviços de saúde do município e de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas que desenvolviam projetos nos serviços, divididos em 11 eixos temáticos.
No evento foram homenageadas as cinco primeiras equipes de ESF do município, através de um documentário intitulado “30 anos em 30 minutos: a história de implantação do PSF em Campina Grande”. Os trabalhos apresentados oportunizaram aos profissionais a mostrarem experiências exitosas nos seus territórios de atuação que evocavam as boas práticas no cuidado, as possibilidades e os desafios para o alcance da integralidade da assistência. As experiências foram inscritas através de resumos expandidos e apresentadas de forma oral. No Hall do evento ocorreram exposições dos serviços de saúde do município, onde foram apresentadas suas produções e potencialidades. O evento foi prestigiado por profissionais de saúde do município, profissionais das IES (docentes e discentes) e técnicos do Ministério da Saúde (Secretaria de Atenção Primária à Saúde).
Objetivos
Objetivo Geral:
– Celebrar os 30 anos de implantação da Estratégia Saúde da Família em Campina Grande – PB;
Objetivos Específicos:
– Homenagear as cinco primeiras equipes da Estratégia Saúde da Família implantadas no município em 1994;
– Permitir aos profissionais da APS a oportunidade para apresentação das experiências exitosas no SUS desenvolvidas nos seus territórios de atuação;
– Exibir o documentário “30 anos em 30 minutos: a história de implantação do PSF em Campina Grande” em alusão aos 30 anos da implantação da ESF no município;
– Proporcionar através dos trabalhos apresentados a melhoria no processo de trabalho em equipe e no cuidado prestado aos usuários do SUS através do compartilhamento de experiências.
– Fortalecer a parceria Ensino-serviço.
Metodologia
O edital de regulamentação da “I Mostra, Campina aqui tem SUS” foi construído de forma coletiva por diretores, coordenações e gerentes da Secretaria Municipal de Saúde do município que tinham expertise nos 11 eixos temáticos propostos pela organização do evento a saber: Atenção Primária à Saúde; Judicialização; Vigilância em Saúde; Modelos de Atenção à Saúde; Gestão, Regulação e Planejamento; Serviço Social; Educação na Saúde; Comunicação; Saúde Digital; Expressões artísticas e Saúde Mental. As bancas avaliadoras foram compostas por profissionais das Instituições de Ensino Superior convidadas e Profissionais da Gestão, evitando-se criar conflito de interesses. Durante o encerramento foram premiados em 1º, 2º, e 3º lugares e 2 menções honrosas nos trabalhos gerais, e nos eixos temáticos foram premiados com troféu, 01 trabalho por eixo temático. Todos os trabalhos foram publicados em revista eletrônica da Secretaria Municipal de Saúde As avaliações dos trabalhos foram divididas em leitura prévia do resumo expandido (disponibilizados para os avaliadores anteriormente), 03 avaliadores por eixo e através das apresentações orais computadas por BAREMA, também com 03 avaliadores, composta por 05 itens avaliativos classificados por média ponderada, disponibilizados aos avaliadores por google forms. A equipe de comunicação envolvida na elaboração do documentário foi homenageada com um troféu, bem como as 05 primeiras equipes de Estratégia Saúde da Família do município.
Celebrar os 30 anos de implantação da Estratégia Saúde da Família em Campina Grande – PB;
– Homenagear as cinco primeiras equipes da Estratégia Saúde da Família implantadas no município em 1994;
– Permitir aos profissionais da APS a oportunidade para apresentação das experiências exitosas no SUS desenvolvidas nos seus territórios de atuação;
– Exibir o documentário “30 anos em 30 minutos: a história de implantação do PSF em Campina Grande” em alusão aos 30 anos da implantação da ESF no município;
– Proporcionar através dos trabalhos apresentados a melhoria no processo de trabalho em equipe e no cuidado prestado aos usuários do SUS através do compartilhamento de experiências.
– Fortalecer a parceria Ensino-serviço.
De acordo com o registro dos arquivos digitais da “I Mostra Campina, aqui tem SUS”, foram totalizados 412 profissionais inscritos, 98 trabalhos submetidos, apresentados e avaliados por uma banca composta de avaliadores, na escrita e nas apresentações orais, constituída previamente por profissionais das Instituições de Ensino Superior. Observou-se que 62% das experiências foram inscritas no eixo de Atenção Primária à Saúde, 22,5% concentraram-se no eixo de Saúde Mental e os demais trabalhos estavam distribuídos nos demais eixos temáticos. No BAREMA tanto das avaliações da escrita quanto das avaliações orais, avaliou-se a relevância do tema para o SUS, a capacidade de extrapolar a experiência para os outros públicos, comunidades e cenários da saúde, a organização e coerência lógica do conteúdo escrito, a fundamentação teórica e científica e atenção às normas técnicas da escrita. No Hall do evento houveram a circulação de mais de 1000 pessoas, entre discentes e docentes das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas e profissionais dos serviços que percorreram os estandes de apresentação de diversos serviços de saúde do município. No mesmo espaço ocorreram dramatizações, apresentações musicais, de poesias e exibição de cordéis.
Concluímos, portanto, que a “I Mostra Campina, aqui tem SUS” foi de importância e relevância para a gestão municipal, para os profissionais de saúde do município, para os docentes e discentes das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas e para os participantes em geral. Foram momentos de comemoração em alusão aos 30 anos de implantação da Estratégia Saúde da Família no município, bem como homenagens às cinco primeiras equipes da Estratégia Saúde da Família, também a celebração dos profissionais dos serviços e das Instituições de Ensino Superior através das apresentações das experiências exitosas nos territórios de trabalho. Os profissionais saíram motivados por compartilharem suas vivências e trocaram experiências do seu processo de trabalho em equipes multiprofissionais através do cuidado com vistas à integralidade da assistência aos usuários do SUS, ao tempo em que docentes das Instituições de Ensino apresentaram seus Projetos de Extensão desenvolvidos nos serviços de saúde, fortalecendo a parceria ensino-serviço. Essa experiência também oportunizou mostrar a toda a sociedade civil e organizada e academias as potencialidades dos trabalhos apresentados e dos Serviços de Saúde do município.
Secretaria de Saúde Campina Grande - Avenida Jornalista Assis Chateaubriand - Liberdade, Campina Grande - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO