- Vigilância em Saúde
Carla Monteiro de Souza Nogueira
- 01 abr 2024
Informar sobre os movimentos é importante para comunicar às partes interessadas, o compromisso da organização em contribuir para o bom andamento dos processos, tomar as medidas necessárias, e mensurar o progresso com o tempo.
De acordo com as tecnologias e atualizações do manejo das doenças e agravos de notificação compulsória, é primordial inteirar os profissionais das possíveis melhorias na assistência voltada à epidemiologia. O objetivo do Guia Rápido de VE é tornar acessível, prático e ágil o acesso às informações, protocolos e seguimento correto dos agravos; Explorar os viés de epidemiologia além do espaço físico da vigilância epidemiológica; Suprir questionamentos e encurtar distâncias na comunicação entre profissionais da atenção básica e equipe de vigilância e reduzir o tempo de espera do usuário na resolutividade dos problemas. A elaboração do documento iniciou em dezembro de 2023, por profissional enfermeiro, realizando as sínteses dos Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, notas técnicas e demais fluxogramas e manuais de vigilância epidemiológica. Foi confeccionado através de plataforma
online de design e comunicação visual e contém 44 páginas.
Observou-se durante a rotina na vigilância epidemiológica, certa dificuldade das Unidades Básicas de Saúde em conhecer os exames que são realizados via LACEN-SC. Não obstante, eram destinados recursos financeiros do fundo municipal (que poderiam ser investidos em outras atividades), para a realização destes procedimentos. Ainda, o desconhecimento dessas informações, levava muitos pacientes a pagaram pelo exame. Igualmente, o manejo equivocado de alguns agravos, como hepatites virais, dengue, sífilis, ISTS, HIV, entre outros, proporcionava respostas incompletas ao paciente, tratamentos não efetivos e retrabalho para as equipes. Sendo assim, surgiu a proposta da confecção de um Guia Rápido em VE com as principais demandas epidemiológicas do município de Herval d’Oeste- SC.
Disponibilizado às UBS e UPA no formato digital (para atualizações) e impresso; Realizada reunião e visita às equipes para apresentação do Guia Rápido; Exibidas funcionalidades do acesso, e links de direcionamento aos sites de referência; Exposto em demais reuniões de interesse regional. As equipes recepcionaram com interesse e cuidado o Guia Rápido de Vigilância Epidemiológica, deixando-o disponível para consulta de todos os profissionais. Tem sido empregue amplamente no município, especialmente nos agravos de Sífilis, ISTS, Dengue, Hepatites virais, Síndrome Gripal, Tuberculose, e para sanar dúvidas sobre
exames disponíveis no LACEN/SC. Convém meio de estudo para profissionais do SUS que atuam dentro e fora da vigilância epidemiológica. Disponibilizado para demais vigilâncias da 7ª GERSA no formato digital; Esta ação é uma oportunidade para mostrar como a SMS e a vigilância epidemiológica do munícipio de Herval d’Oeste estão direcionando os esforços de iniciativa do departamento. A abordagem demonstra o entendimento do setor, sobre o impacto da otimização do tempo dos profissionais, proporcionando o manejo correto dos agravos por todas as equipes de atenção primária, e refletindo a responsabilidade com os usuários do sistema. Acima de tudo, também constrói a confiança da população sobre a instituição.
Conhecer as demandas epidemiológicas do seu território, buscar situações de aplicabilidade, entender as necessidades das equipes, ajustar conforme a disponibilidade de insumos e do cenário clínico/epidemiológico, buscar parcerias com outros profissionais da área.
Rua Santos Dumont, n 277 - Centro, Herval d'Oeste - SC, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO