- Participação e Controle Social
Maria Luzia Silva Nenen
- 15 abr 2024
Foi implementado em São Salvador do Tocantins o Programa Vida Saudável, no qual se utilizou as técnicas da Auriculoterapia, reeducação alimentar e práticas corporais. O projeto envolv e os profissionais das equipes de NASF e Academia de Saúde. O sucesso do programa se deve a procura pela população que tem sentido os resultados no processo de emagrecimento e mudanças de hábitos. A iniciativa começou em novembro de 2017 e o grupo foi motivado a mudar seu estilo de vida, adquirindo bons hábitos e vivendo com qualidade.
A cidade de São Salvador do Tocantins é um município do Norte brasileiro com pouco mais de três mil habitantes. Apesar de viver o ritmo pacato das pequenas cidades, apresenta um perfil epidemiológico não muito diferente dos grandes centros quando o assunto são doenças e agravos advindos do sobrepeso da sua população. Com o objetivo de promover a reeducação alimentar entre os moradores, melhorar a qualidade de vida e disseminar a prática de atividades físicas, profissionais de saúde decidiram criar um projeto para incentivá-los a emagrecer de maneira saudável. nas primeiras avaliações as participantes do projeto fizeram queixas acerca da dificuldade de lidar com a compulsão alimentar. Ou seja, elas estavam empenhadas em fazer os exercícios físicos, mas, ainda assim, não conseguiam perder peso. Alguns problemas identificados:Obesidade
O projeto instiga as pessoa a mudar os hábitos alimentares e praticar atividade físicas regulares. A partir desse trabalho e possivel melhorar siginificativamente o elo entre comunidade e as ações de saúde desenvolvidas no município com os resultados alcançados. Isso permite melhorar as diretrizes do SUS e oportunizar maior acesso aos usuários.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO