Olá,

Visitante

Grupo de Gestantes: Cuidado Integral do Processo de Gestação Aos Dois Primeiros Anos de Vida do Bebê

A realização da assistência pré-natal já é uma das práticas desenvolvidas pelo modelo de atenção primária com base no respaldo evidente sobre a relação direta entre a assistência pré-natal adequada e o nascimento do recém-nascido saudável. Porém, além do acompanhamento bem orientado dos 270 dias de gestação, sabe-se que os primeiros 1000 anos de vida do bebê após o nascimento simboliza a principal janela de oportunidades para uma infância com aprendizagens que geram impactos positivos que se estendem por décadas.Os primeiros 1000 dias de vida do bebê representam um conceito atual, elaborado com base em pesquisas realizadas no mundo que geram programas de saúde importantes para a promoção da saúde das gestantes, do aleitamento materno e de uma alimentação equilibrada desde o início da vida do recém-nascido.Com base nisso, foi criado no Município de Gurjão-PB, o grupo de gestantes nomeado “Gestar Saudável-de 0 a 1000” formado por mulheres na fase gestacional visando abordar, através de ludicidade e outras práticas educativas, as recomendações voltadas ao cuidados com a alimentação e estilo de vida saudável não só das mães, mas também sobre as intervenções essenciais para que o bebê de até dois anos de idade possa aprender sobre estilo de vida saudável gerando efeitos de curto, médio e longo prazo para a vida toda.

Promover assistência pré-natal eficaz com base no respaldo evidente sobre a relação direta entre a assistência pré-natal adequada e o nascimento do recém-nascido saudável e também orientar as gestantes sobre estilo de vida até os dois anos de idade da criança, fase primordial para ensinamentos de geram impactos para vida toda.

É evidente a importância da formação de grupos que possibilitem a atuação de apoio eficiente e acolhimento integral em uma fase tão importante na vida da mulher. Recomenda-se a atuação bem sucedida do grupo para complementar o atendimento realizado nas consultas individuais e melhorar a aderência das gestantes aos hábitos mais adequados durante e após a gestação. Além disso, o grupo adiciona conhecimentos sobre os cuidados com alimentação e estilo de vida saudável não só para a gestante, mas também para o bebê, contribuindo fortemente com a formação de valores saudáveis na fase adulta.

Principal

Gabricia Mayara Batista Medeiros

iarac@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Gurjão

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Professora Genuina Pessoa

Uma organização do tipo

Secretaria de Saúde de São João de Meriti

Foi cadastrada por

Iara Samara de Lima Coutinho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores: Projeto Libélula
Minas Gerais
Práticas
A Experiência de São Francisco do Conde com o Acolhimento Pedagógico
Bahia
Práticas
Suicídio, o inimigo silencioso: precisamos falar sobre isso
Rio de Janeiro
Práticas
Assistência Vascular Móvel: uma Experiência Inovadora do Município de Salvador
Bahia
Práticas
Relato de Experiência da Contribuição do Cras e Gapm no Empoderamento As Mulheres em Situação de Violência Doméstica na Cidade de Queimadas/Pb
São Paulo
Práticas
Cárie Dentária:Prevalência e Necessidades de Tratamento em Escolares de 12 Anos de Escolas Públicas e Privadas.
Paraíba
Práticas
Educação e Saúde na Escola
Paraíba
Práticas
Grupo de obesidade_Mais Sáude
Paraíba
Práticas
“Projeto Comunidade em Movimento” Voltado para a População das Comunidades Abrangentes
Paraíba