- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
JULIANA BRAZÃO
- 12 set 2024
Amapá
m meados de 2020, a equipe da ESF Humaitá sugeriu às gestantes, a criação de um grupo on-line para educação em saúde. A partir disso, criou-se um grupo de WhatsApp com todas as gestantes. Para tal foi necessário o engajamento das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) em localizar todas as usuárias nesta condição e adicioná-las ao grupo. Atualmente o grupo possui 15 mulheres, sendo um número variável, e que desde a criação já chegou ao máximo de 35 e um mínimo de 15 mulheres. Após o período de gestação as mulheres são excluídas do grupo. São postados materiais educativos, rotinas de atendimentos, portarias, entre outros informes que durante a pandemia sofreram constantes mudanças. As informações antes de serem compartilhadas eram discutidas entre a equipe e postadas exclusivamente pela enfermeira. No segundo trimestre do ano corrente ocorreu um momento síncrono, com quatro encontros semanais: 1) O papel do pré-natal e atividades preconizadas
Diante de uma dificuldade histórica em efetivar estratégias de educação em saúde na Atenção Primária em Saúde (APS), ainda mais prejudicado em decorrência do cenário epidemiológico pela pandemia da Covid-19, que impossibilitava a realização de estratégias de educação em saúde presencial tradicionalmente ofertadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como os grupos de gestante, despertou na ESF da UBS Humaitá a necessidade de procurar alternativa para inovar na educação em saúde, criando o grupo de gestante on-line para as cadastradas na unidade, com a finalidade de aprimorar a assistência, prevenir agravos, promoção da saúde e melhorar os indicadores nesta seara, bem como, manter o vínculo das usuárias com o ESF, ultrapassando as barreiras impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus.
O grupo de gestante on-line, permitiu criar um espaço para educação em saúde, levando informação de qualidade, além de aproximar o usuário do ESF, aumentando o vínculo entre estes. Nesse ínterim, esta ação permitiu ainda fortalecer o trabalho coletivo, e que a comunidade refletisse sobre a importância das atividades educativas, e que para efetivar o SUS, suas políticas, bem como, efetivar o ESF em sua totalidade, atendendo os princípios e diretrizes, só é possível quando as estratégias adotadas ultrapassam a assistência tradicional, adotando estratégias inovadoras, considerando o usuário de forma individual, mas também em coletividade. O êxito desta experiência é motivador para que continuemos buscando estratégias para melhorar a qualidade da assistência, e ofertar um serviço cada vez mais eficiente. Pretende-se difundir a estratégia nas demais ESF do município de Tubarão.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO