Olá,

Visitante

Gestante no Pre-Natal

A fase gestacional é o período mais sublime na vida da mulher e por isso é permeado de mudanças e diversas emoções. É nessa fase que a mulher mais procura o serviço de saúde e é comprovado que nessa fase que ela mais está aberta a orientações e medidas de prevenção e promoção da saúde. O estado de saúde bucal apresentado durante a gestação tem relação com a saúde geral da gestante e pode influenciar na saúde geral e bucal do bebê, por isso os profissionais de saúde bucal devem trabalhar de forma integrada com os demais profissionais da equipe de saúde. Frente ao exposto é preciso, portanto, que a Atenção Primária a Saúde esteja preparada e apta a atender às necessidades da população adscrita, recebendo e dando resolutividade às demandas para que assim aumente a adesão de gestantes ao pré-natal odontológico. A implementação de oficinas educativas de prevenção em saúde bucal ao grupo de gestantes da unidade trará temas sobre a conscientização da relação entre a saúde bucal da mãe com a do bebê, desconstrução de mitos referentes ao atendimento odontológico na gravidez e a importância do pré-natal odontológico, fazendo desta forma uma escuta qualificada e abrindo espaços para a adesão.

Devido a necessidade de adesão das gestantes da estratégia saúde na família (ESF) ao pré-natal odontológico, diante das diversas situações seja de risco de vulnerabilidade ou não, foi implantado um grupo de oficinas educativas de prevenção em saúde bucal das gestantes do município de Aguiar da unidade José Paulino de Sousa, com finalidade de aumentar o vínculo com as mesmas e assim ter um acompanhamento mais efetivo. Devido a abixa procura das gestantes no pre-natal.

Através da implantação do grupo de gestantes na unidade observou-se que houve um melhor desempenho das gestantes em participarem de forma efetiva nas consultas de pré-natal odontológico, bem como proporcionou um maior vínculo com a equipe de saúde bucal da ESF. Além disso, os encontros serviram para desmistificar os mitos das mulheres gestantes sobre o atendimento clinico odontológico e proporcionaram maior compreensão sobre a importância de realizar o mesmo. Para oferecer um melhora atendimento pra as gestantes durante o pre natal e puerpério.

Principal

Samya Rayne Clementino

samya.rayne@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Aguiar

Paraíba

Nordeste

Instituição

RUA SEVERINO AMANCIO

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Samya Rayne Celemntino de Sousa

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estratégias de imunização em município do interior da Paraíba resulta em 1º lugar no estado durante campanha de influenza 2024 : relato de experiência
Paraíba
Práticas
Os caminhos para alcançar os indicadores de desempenho do Previne Brasil pelo município de Bom Jesus (PB)
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba