Olá,

Visitante

Fortalecendo A Rede de Proteção às Pessoas em Situação de Violência: A Potência da Parceria Vigilância em Saúde e Educação Permanente em Saúde em Vitória

Diante do cenário com manifestações da violência interpessoal e autoprovocadas, da necessidade de formar profissionais e fortalecer a Rede de Proteção às pessoas em situação de violência, para a qualificação no acolhimento, cuidado e efetivação da notificação de casos, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória oferta desde 2011 o curso Diretrizes de Cuidado às Pessoas em Situação de Violência. Participam profissionais de nível médio e superior das Secretarias do município (Educação, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos) e da Rede de Proteção. Representa a parceria entre as Gerências de Vigilância em Saúde, Atenção a Saúde e a ETSUS Vitória, e está na programação anual desde 2013. De 2016 a 2019 foram incluídos os temas diversidade sexual, de gênero e racial, e ênfase na prevenção da violência contra populações vulneráveis. Hoje se chama Linhas de Cuidado às Pessoas em Situação de Violência, tem caráter intersetorial e interdisciplinar.

Promover a capacitação dos profissionais da Rede de Proteção às Pessoas em Situação de Violência, para desenvolvimento de ações de atenção integral à saúde e realização da vigilância contínua das violências interpessoal e autoprovocadas. De 2011 a 2018 executou-se 34 turmas. Nesse período ampliou-se o número de vagas e a carga horária, com base em avaliações dos alunos e áreas técnicas. De 2013 a 2018 foram realizadas 25 turmas, com 35 vagas cada, na modalidade semipresencial, chegando a 60 horas. em 2019 passa a 80 horas, com parte em EaD. A metodologia é dialógica, ativa, reflexiva e problematizadora, a partir de elementos da realidade, articulando teoria-prática. São realizadas dinâmicas de grupo, roda de conversa, exposição dialogada, estudo de caso, trabalho em grupo, leitura e discussão de textos e fóruns. Também são apresentados os serviços, fluxos, dispositivos e ferramentas para o cuidado, como Projeto Terapêutico Singular e a Ficha de Notificação.

o curso demonstra ser importante estratégia na formação dos profissionais, contribuindo para a compreensão da necessidade de desenvolver ações intersetoriais de prevenção da violência e promoção da saúde, e orientando para a prevenção, identificação, encaminhamento, notificação e acompanhamento dos casos. em Vitória, de acordo com SINAN, houve um aumento da notificação dos casos de violência Interpessoal e autoprovocadas de 543 em 2013 para 2.381 em 2018. Além de fomentar a construção do trabalho em rede em Vitória, especialmente entre Saúde e Educação, que hoje desenvolvem ações conjuntas voltadas à prevenção das violências, principalmente contra crianças e adolescentes.o curso tem contribuído para o aumento das notificações, desconstrução de mitos e preconceitos, fortalecimento da Rede de Proteção, ampliação do olhar sobre a violência e o cuidado. Sendo intersetorial e interdisciplinar, abre espaço para compartilhamento de saberes e experiências e (re) construção de conhecimentos nas diferentes dimensões dessa temática, bem como a discussão sobre as diversas expressões da violência e a ampliação do cuidado.

Principal

Jaciara De Lima Romualdo

jaci.psicopedago@gmail.com

Coautores

Solange Drumond Lanna, Nicéia Maria Malheiros Castelo Branco,

A prática foi aplicada em

Vitória

Espírito Santo

Sudeste

Instituição

Rua Santa Catarina, N. 37 Cond. Moxuara, T5 Apt. 504, Rio Branco - Cariacica Es

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Catia Cristina Vieira Lisboa

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal