- Vigilância em Saúde
MARIA ILZA SANTOS DOS ANJOS
- 05 set 2024
Amapá
Introdução:
A fisioterapia preventiva e a ergonomia desempenham papéis fundamentais na promoção da saúde e na prevenção de lesões relacionadas ao trabalho e à vida cotidiana. Visando aperfeiçoar o ambiente de trabalho e promover posturas saudáveis, reduzindo assim o risco de lesões musculoesqueléticas e melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores. Com isso, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) planejou explorar a importância desses campos em mitigar posturas tóxicas e promover o bem-estar físico.
Objetivos:
Analisar a ergonomia dos postos de trabalho da SMS; Conscientizar os trabalhadores sobre importância da ergonomia; Prevenir doenças ocupacionais; Promover uma rotina de exercícios; Promover melhora na qualidade de vida dos trabalhadores.
Metodologia:
Inicialmente foi realizada uma avaliação da ergonomia dos trabalhadores na posição sentado, onde foi ajustado altura da cadeira e do monitor, posição corporal e layout do posto de trabalho. Com o trabalhador em posição ortostática foi realizado avaliação postural e os que haviam desvios posturais foram orientados sobre suas necessidades. Dando sequência ao planejamento foi realizado um questionário onde foram perguntados se sentiam dor em alguma parte do corpo e de acordo com a Escala Verbal Numérica (EVN), o trabalhador estima a sua dor em uma escala de 0 a 10, com 0 representando nenhuma dor e o 10 a dor máxima imaginável, dentro deste 40% responderam que sentem dor na região cervical, 25% sentem dor na lombar e 12% em membros superiores.
Dados as circunstâncias foram elaborados informativos (folder), com ilustrações de posturas ideais para o posto de trabalho, e planejado uma rotina de exercícios laborais para prevenir novos agravos e incentivar a atividade física.
Resultados:
Com a mudança e as informações obtidas, os trabalhadores em geral relataram que melhoraram sua eficiência, e os trabalhadores que sentiam dores relataram queda significativa das dores. Espera-se que haja uma redução total das dores e que os mesmos passem sua jornada de trabalho com posturas ideais, de modo que não os prejudiquem em longo prazo.
Considerações finais:
Em resumo, a ergonomia e a fisioterapia preventiva são pilares essenciais para a promoção da saúde ocupacional e para a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Ao adotar essas práticas de forma proativa, indivíduos e organizações podem colher benefícios significativos a médio e longo prazo em termos de saúde, bem-estar e eficiência.
Rua Deputado Geraldo Di Biase, 282 - Aterrado, Volta Redonda - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO