Fisioterapia preventiva e ergonomia: promovendo saúde e bem-estar no ambiente de trabalho

Introdução:
A fisioterapia preventiva e a ergonomia desempenham papéis fundamentais na promoção da saúde e na prevenção de lesões relacionadas ao trabalho e à vida cotidiana. Visando aperfeiçoar o ambiente de trabalho e promover posturas saudáveis, reduzindo assim o risco de lesões musculoesqueléticas e melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores. Com isso, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) planejou explorar a importância desses campos em mitigar posturas tóxicas e promover o bem-estar físico.
Objetivos:
Analisar a ergonomia dos postos de trabalho da SMS; Conscientizar os trabalhadores sobre importância da ergonomia; Prevenir doenças ocupacionais; Promover uma rotina de exercícios; Promover melhora na qualidade de vida dos trabalhadores.

Metodologia:
Inicialmente foi realizada uma avaliação da ergonomia dos trabalhadores na posição sentado, onde foi ajustado altura da cadeira e do monitor, posição corporal e layout do posto de trabalho. Com o trabalhador em posição ortostática foi realizado avaliação postural e os que haviam desvios posturais foram orientados sobre suas necessidades. Dando sequência ao planejamento foi realizado um questionário onde foram perguntados se sentiam dor em alguma parte do corpo e de acordo com a Escala Verbal Numérica (EVN), o trabalhador estima a sua dor em uma escala de 0 a 10, com 0 representando nenhuma dor e o 10 a dor máxima imaginável, dentro deste 40% responderam que sentem dor na região cervical, 25% sentem dor na lombar e 12% em membros superiores.
Dados as circunstâncias foram elaborados informativos (folder), com ilustrações de posturas ideais para o posto de trabalho, e planejado uma rotina de exercícios laborais para prevenir novos agravos e incentivar a atividade física.

Resultados:
Com a mudança e as informações obtidas, os trabalhadores em geral relataram que melhoraram sua eficiência, e os trabalhadores que sentiam dores relataram queda significativa das dores. Espera-se que haja uma redução total das dores e que os mesmos passem sua jornada de trabalho com posturas ideais, de modo que não os prejudiquem em longo prazo.

Considerações finais:
Em resumo, a ergonomia e a fisioterapia preventiva são pilares essenciais para a promoção da saúde ocupacional e para a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Ao adotar essas práticas de forma proativa, indivíduos e organizações podem colher benefícios significativos a médio e longo prazo em termos de saúde, bem-estar e eficiência.

Principal

Alex Silva de Oliveira

alexoliveirafisio9@gmail.com

Fisioterapeuta

Coautores

Alex Silva de Oliveira; Edineia Rosa Ferreira Sant’Anna; Janaina de Oliveira Ribeiro; Natalia Braga Nunes; José Guilherme Goulart Bustamante.

A prática foi aplicada em

Volta Redonda

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) - Médio Paraíba l - Município Sede Volta Redonda

Rua Deputado Geraldo Di Biase, 282 - Aterrado, Volta Redonda - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Alex Silva de Oliveira

Conta vinculada

03 set 2024

CADASTRO

03 set 2024

ATUALIZAÇÃO

02 jul 2024

inicio

14 set 2024

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas