- Vigilância em Saúde
MARIA ILZA SANTOS DOS ANJOS
- 05 set 2024
Amapá
A prática foi desenvolvida a partir da necessidade de acompanhamento ou tratamento fisioterapêutico de lactentes em suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou com possíveis fatores de risco como prematuridade ou intercorrências no período pré ou perinatal. O fluxo de atendimento é gerado a partir das demandas provenientes dos ambulatórios de pediatria da Atenção Primária.A avaliação do lactente ocorre através da coleta de dados do período gravídico e parto e a avaliação motora é realizada utilizando como instrumento de avaliação a Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS), no qual a base para a população brasileira é o percentil 25, casos em que a avaliação apresente percentil entre 25-10 é caracterizado necessidade de acompanhamento.Nos casos de percentil abaixo de 10 é caracterizado a necessidade de intervenção fisioterapêutica. O público-alvo da prática são lactentes de 0 à 12 meses.
A detecção precoce de possíveis alterações no desenvolvimento neuropsicomotor dos lactentes nos permite iniciar o quanto antes o acompanhamento de seu desenvolvimento não somente motor mais em outros sistemas como auditivo,visual, cognitivo e de linguagem. Quando observado qualquer alteração nesses sistemas que possam impactar negativamente no desenvolvimento saudável dos lactentes, os mesmos serão encaminhados aos demais profisisionais da rede para avaliação. Qualquer tratamento iniciado precocemente irá proporcionar ao lactente uma melhor qualidade de vida.
Os primeiros mil dias da criança é o período mais intenso no desenvolvimento neuropsicomotor da criança e pode ser afetado por positivamente por meio de um ambiente que favoreça a estimulação ou negativamente por diversos fatores de risco. Prover esse olhar completo nos permite uma assistência integral ao lactente
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO