Olá,

Visitante

Filme – Um olhar para a Segurança

O Instituto Nacional de Infectologia – INI/Fiocruz produziu um filme (curta-metragem) chamado UM OLHAR PARA A SEGURANÇA, ao qual foi utilizado para a divulgação e conscientização da importância da Segurança do Paciente, da cultura justa e do cuidado seguro.O filme.A ideia dessa dramatização é justamente mostrar uma forma diferente de trabalhar a cultura de segurança do paciente. “Pensamos de que forma poderíamos atingir uma grande quantidade de pessoas e levar esse importante assunto para reflexão através das diversas situações que ocorrem dentro das unidades hospitalares. A proposta é que o vídeo propicie a discussão do tema e a apresentação de respostas que resultem na melhoria nos percentuais de eventos adversos nos ambientes de saúde”.O curta-metragem conta a história de Carla (Ester Antunes), uma residente de enfermagem, atormentada por sua consciência em relação as responsabilidades de sua profissão, passa por um evento trágico em seu trabalho. Essa experiência a torna uma mulher forte, responsável e lutadora por seus ideais e pela Segurança do Paciente.O filme teve a atuação dos próprios profissionais da Instituição, foi apresentado para todo o corpo clínico do hospital e serviu como base para a discussão sobre o assunto com os diversos profissionais presentes.

Não é rara a divulgação de pela mídia de danos causados pela prestação de cuidados assistenciais. E isso, está relacionado às instituições de saúde ainda não apresentarem suas culturas organizacionais amadurecidas em relação a cultura de segurança do paciente. Mesmo após o lançamento do Programa Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente e da RDC 36/2013 da ANVISA, percebemos poucos avanços na promoção do cuidado seguro. Assim, torna-se necessárias ações que estimulem às instituições de saúde a refletirem sobre o assunto e a implementarem atividades que colaborem para uma cultura de cuidado seguro, evitando os inúmeros casos de incidentes assistenciais.

Recomendamos que a reprodução do filme seja realizada em campanhas de conscientização e melhoria da cultura organizacional em qualidade e segurança do paciente.

Principal

Eduardo Corsino

nsp@ini.fiocruz.br

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Av. Brasil, 4365 - Manguinhos

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Eduardo Corsino

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 out 2019

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo