Olá,

Visitante

Farmácia Viva/ Hortas Medicinais – Um Mundo Virtual Possivel, Cheio de Experiências!

A experiência em realização abarca os participantes envolvidos com a Prática Integrativa Plantas Medicinais/Fitoterapia. A partir dos grupos já existentes anteriormente a Pandemia COVID-19 tomamos a decisão de realizar um chamamento para que os encontros fossem retomados na modalidade virtual em junho de 2020. Participam dos encontros profissionais de saúde e usuários do SUS. Os encontros acontecem pela plataforma Googlemeet, conforme cronograma e frequência acordados entre os participantes. Têm a duração entre 01h (uma hora) e 01h:30min. Os assuntos abordados também são definidos a medida dos encontros realizados

Ao iniciar 2020 tivemos os encaminhamentos vinculados a terceira etapa do projeto de Hortas Medicinais/ Farmácia Viva que vem acontecendo desde 2018. Essa etapa previa intercambio entre as unidades e grupos já existentes, visitas técnicas a municípios vizinhos com trabalhos desenvolvidos e oficinas temáticas e práticas de qualificação envolvendo profissionais e usuários.Com a expansão da Pandemia Covid-19 todas as atividades foram suspensas e assim se mantiveram por 03 meses. Gradativamente os profissionais de Práticas Integrativas foram se ajustando ao contexto e algumas ações foram retomadas, em especial aquelas envolvendo grupos. Primeiramente as Práticas Corporais Chinesas, depois meditação e, no momento, grupos de Hortas Medicinais. O intuito da retomada dos encontros virtuais atendeu a compreensão de que havia necessidade de dar continuidade aos trabalhos iniciados e que dispúnhamos de ferramentas para fazê-lo, resgatando e fortalecendo os vínculos entre os participantes e também mantendo um fluxo de troca de experiências e conhecimentos. Logo ao inicio dos encontros se observou que esses encontros também vinham responder uma demanda premente ocasionada pelo distanciamento e isolamento social exigido pela Pandemia, que se manifestava na vontade e necessidade de contato e conversas.Desse modo, a proposta ser realizou considerando a retomada das ações em saúde envolvendo o conhecimento das Plantas Medicinais e o desenvolvimento da Farmácia Viva na Rede Pública Municipal e Saúde e, neste ínterim, vem motivando pessoas a descobrir suas possibilidades deaprender e reaprender sempre durante a vida.

Recomendo capacitar os servidores e profissionais em ferramentas que viabilizem atividades de modalidade virtual, inclusive para períodos pós pandemia, pois viabiliza que o usuário possa participar mesmo diante um imprevisto de locomoção e ou viabiliza a participação de pessoas que, por algum, motivo, não possam se ausentar do local que se encontram.Que disponham de rede de internet nos serviços de saúde visando a possibilidade deste tipo de ação e também de atendimento clínicos virtuais (observando o desenvolvimento futuro de protocolos)

Principal

Ethna Thaise Unbehaun

ethna@blumenau.sc.gov.br

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Blumenau

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Ethna Thaise Unbehaun

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba