Olá,

Visitante

Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores: Projeto Libélula

INTRODUÇÃO: Em Ibicaraí,o Programa de Controle de Endemias está voltado à prevenção, controle do vetor, prática educativa continuada, manejo clinico de paciente com dengue, zika, Febre Amarela e chikungunya, ações através de projetos objetivando a formação de agentes multiplicadores e a erradicação do vetor em criadores domésticos. Mesmo com o desenvolvimento destas atividades, existe uma necessidade de ampliação de ações alternativas voltadas ao controle biológico envolvendo os diversos setores, através da firmação de parcerias com outras instituições do Município. O projeto utilizou em sua metodologia o uso da Dialética e da Pedagogia de projeto com o objetivo de desenvolver uma tecnologia de ação educacional baseada no protagonismo, por meio da realização de oficinas dinâmicas criando oportunidades para o participante desenvolver formas concretas de ações em cidadania, tornando se um agente multiplicador, através do trabalho integrado da equipe de Vigilância em Saúde e Atenção Básica do município.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: A formação de agentes multiplicadores para prevenção, erradicação do vetor em criadores domésticos e combate biológico através do plantio da Cratolária Breve Flora planta que atraí a libélula predadora natural do aeds aegypti em caqueiros ecológicos construídos pelos alunos da rede municipal de ensino.

CONCLUSÕES: Conclui-se, mesmo diante de tal situação que, no nível local, há potencial para transformar a organização do trabalho em saúde e atender as necessidades de saúde da população, através da operacionalização Vigilância à Saúde. O projeto fez a cobertura em toda Rede Municipal de ensino realizado em todos os turnos onde os participantes apresentaram entusiasmo e responsabilidade e compromisso com as ações desenvolvidas. 45% por cento das sementes obtiveram pleno desenvolvimento. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Lista de freqüência, reportagens, vídeos e imagens fotográficas, OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: Avaliação qualitativa ao final de cada oficina e o monitoramento realizado pelos professores referente ao crescimento das plantas.

Principal

Anilma Franca Lacerda

anilmalacerda@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Abadia dos Dourados

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Ibicaraí

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

02 abr 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo