Olá,

Visitante

Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores: Projeto Libélula

INTRODUÇÃO: Em Ibicaraí,o Programa de Controle de Endemias está voltado à prevenção, controle do vetor, prática educativa continuada, manejo clinico de paciente com dengue, zika, Febre Amarela e chikungunya, ações através de projetos objetivando a formação de agentes multiplicadores e a erradicação do vetor em criadores domésticos. Mesmo com o desenvolvimento destas atividades, existe uma necessidade de ampliação de ações alternativas voltadas ao controle biológico envolvendo os diversos setores, através da firmação de parcerias com outras instituições do Município. O projeto utilizou em sua metodologia o uso da Dialética e da Pedagogia de projeto com o objetivo de desenvolver uma tecnologia de ação educacional baseada no protagonismo, por meio da realização de oficinas dinâmicas criando oportunidades para o participante desenvolver formas concretas de ações em cidadania, tornando se um agente multiplicador, através do trabalho integrado da equipe de Vigilância em Saúde e Atenção Básica do município.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: A formação de agentes multiplicadores para prevenção, erradicação do vetor em criadores domésticos e combate biológico através do plantio da Cratolária Breve Flora planta que atraí a libélula predadora natural do aeds aegypti em caqueiros ecológicos construídos pelos alunos da rede municipal de ensino.

CONCLUSÕES: Conclui-se, mesmo diante de tal situação que, no nível local, há potencial para transformar a organização do trabalho em saúde e atender as necessidades de saúde da população, através da operacionalização Vigilância à Saúde. O projeto fez a cobertura em toda Rede Municipal de ensino realizado em todos os turnos onde os participantes apresentaram entusiasmo e responsabilidade e compromisso com as ações desenvolvidas. 45% por cento das sementes obtiveram pleno desenvolvimento. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Lista de freqüência, reportagens, vídeos e imagens fotográficas, OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: Avaliação qualitativa ao final de cada oficina e o monitoramento realizado pelos professores referente ao crescimento das plantas.

Principal

Anilma Franca Lacerda

anilmalacerda@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Abadia dos Dourados

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Ibicaraí

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

02 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Odontologia de mínima intervenção e Programa Saúde na Escola: a saúde bucal além do consultório
Paraíba
Práticas
Saúde com o agente : uma formação sem ponto final.
Paraíba
Práticas
Educação e promoção de saúde às gestantes de um município no sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Café terapêutico: um espaço de reflexão sobre saúde mental para os servidores de Umbuzeiro Paraíba
Paraíba
Práticas
No caminho da formação: o olhar sensível para intervenção no cenário do Consultório na Rua
Paraíba
Práticas
Programa saúde rural – promovendo ações e serviços de saúde para populações de áreas rurais
Paraíba