Olá,

Visitante

Experiencia Exitosa no Uso da Acupuntura na Atenção Básica

Em Rio Claro, são realizadas Sessões de Acupuntura e a Auriculoterapia que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Sessão de Acupuntura É uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano e permite o estímulo preciso de locais anatômicos, definidos por meio da inserção de agulhas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças. Os atendimentos em acupuntura acontecem duas vezes por semana, totalizando um ciclo em média de dez sessões por paciente, com tempo médio de trinta minutos por sessão. O objetivo geral foi analisar a inserção da Acupuntura na Academia de Saúde, com ênfase no cuidado aos usuários com dor crônica, no município de Rio Claro. Os objetivos específicos foram: 1) mapear a oferta das práticas de Acupuntura do município do Rio Claro

Em junho de 2017 a Prefeitura de Rio Claro iniciou a oferta da acupuntura para pacientes do Municipio e incrementou as Práticas Complementares pela oferta da Auriculoterapia aos pacientes da rede básica municipal. Essa prática foi ofertada pensando no atendimento dos usuários com dor crônica identificados na atenção básica. A Acupuntura, as Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e a Auriculoterapia compõem atualmente as Práticas Integrativas e Complementares no SUS. A organização e oferta desses serviços tem sido consideradas e adotadas como estratégias importantes de ampliação dos cuidados em saúde da população por diversos municípios brasileiros.

Percebe-se que a MTC contribui para essa nova cultura do processo saúde-doença, em que se destaca a perspectiva holística e o cuidado integral ao individuo. Para que as Praticas Integrativas e Complementares sejam incorporadas efetivamente na rotina de trabalho é necessário potencializá-las no SUS, superando os desafios da sua organização e expansão nos serviços, sensibilizando os profissionais Médicos e Enfermeiros que fazem parte das Equipes de Saúde da Família, e principalmente os usuários do SUS, construindo assim um novo recurso terapêutico para essa nova construção e qualificação do cuidado integral priorizando a Promoção da Saúde e a Prevenção de Doenças.

Principal

Glauber Rodrigues Paulo

grodriguespaulo@gmail.com

A prática foi aplicada em

Rio Claro

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

RUA VICENTE PANAIMO, 977

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Glauber

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 ago 2022

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba
Práticas
Práticas integrativas em um grupo tereapêutico “equilíbrio das emoções”
Paraíba
Práticas
Auriculoterapia uma práticas integrativas: como alternativa complementar no tratamento da ansiedade
Paraíba
Práticas
IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE QUEIMADAS-PB
Paraíba
Práticas
A terapia comunitária integrativa como inclusão e bem-estar na terceira idade.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Centro de Referência em MTC e Práticas Integrativas no Município de Duque de Caxias
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento orientativo do CTA/SAE Juara – MT, sobre protocolo de PEP às farmácias do Vale do Arinos.
Mato Grosso
Práticas
A Ozonioterapia no tratamento de dores crônicas
Rio de Janeiro