- Vigilância em Saúde
MARIA ILZA SANTOS DOS ANJOS
- 05 set 2024
Amapá
Em Rio Claro, são realizadas Sessões de Acupuntura e a Auriculoterapia que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Sessão de Acupuntura É uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano e permite o estímulo preciso de locais anatômicos, definidos por meio da inserção de agulhas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças. Os atendimentos em acupuntura acontecem duas vezes por semana, totalizando um ciclo em média de dez sessões por paciente, com tempo médio de trinta minutos por sessão. O objetivo geral foi analisar a inserção da Acupuntura na Academia de Saúde, com ênfase no cuidado aos usuários com dor crônica, no município de Rio Claro. Os objetivos específicos foram: 1) mapear a oferta das práticas de Acupuntura do município do Rio Claro
Em junho de 2017 a Prefeitura de Rio Claro iniciou a oferta da acupuntura para pacientes do Municipio e incrementou as Práticas Complementares pela oferta da Auriculoterapia aos pacientes da rede básica municipal. Essa prática foi ofertada pensando no atendimento dos usuários com dor crônica identificados na atenção básica. A Acupuntura, as Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e a Auriculoterapia compõem atualmente as Práticas Integrativas e Complementares no SUS. A organização e oferta desses serviços tem sido consideradas e adotadas como estratégias importantes de ampliação dos cuidados em saúde da população por diversos municípios brasileiros.
Percebe-se que a MTC contribui para essa nova cultura do processo saúde-doença, em que se destaca a perspectiva holística e o cuidado integral ao individuo. Para que as Praticas Integrativas e Complementares sejam incorporadas efetivamente na rotina de trabalho é necessário potencializá-las no SUS, superando os desafios da sua organização e expansão nos serviços, sensibilizando os profissionais Médicos e Enfermeiros que fazem parte das Equipes de Saúde da Família, e principalmente os usuários do SUS, construindo assim um novo recurso terapêutico para essa nova construção e qualificação do cuidado integral priorizando a Promoção da Saúde e a Prevenção de Doenças.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO