Olá,

Visitante

Experiência com a Construção de Um Modelo para o Ciclo do Planejamento Integrado da Secretaria de Estado de Saúde – Ses/DF

Objetivos Desenvolver uma ferramenta voltada ao planejamento e programação em saúde no DF, consolidando informações e resultados para apoiar a tomada de decisão dos gestores e constituir um sistema institucional para o monitoramento das ações estratégicas. Metodologia A SESPLAN é uma ferramenta de gestão do ciclo do planejamento, em plataforma de Excel com linguagem visual basic. Foi desenvolvida na Diretoria de Planejamento em Saúde e homologada em 6 meses com aprovação do Secretário de Saúde. O processo de implantação contou com treinamento para todas as áreas da saúde. A fase crucial do projeto foi a identificação e o alinhamento das pactuações vigentes e dos instrumentos de monitoramento, resultando na integração de 6 módulos. Os módulos integram as diversas áreas da Secretaria, compartilham as informações do ciclo do planejamento, ampliando a compreensão dos macroprocessos, dos finalísticos aos de sustentação, e análise dos resultados.

O ciclo do planejamento precisa ter um foco no desempenho, entendendo este como o grau ou medida com que uma intervenção opera segundo critérios, normas e diretrizes específicos, ou o alcance de resultados de acordo com metas ou planos estabelecidos (HARTZ, 2008). Nesse contexto se buscou um modelo integrado para o gerenciamento dos instrumentos de planejamento da SES-DF.

A necessidade da informação deve ser matriciada antes da informatização e estar no cerne das discussões sobre tomada de decisão e gestão de um serviço. O modelo apresentado originou-se da necessidade de um instrumento único e com alinhamento das informações estratégicas. Hoje, é integrado e customizado para análise dos resultados dos instrumentos de planejamento, qualificando as informações e fortalecendo o ciclo de monitoramento na SES-DF.

Principal

Christiane Braga Martins de Brito

cbmb.sesdf@gmail.com

A prática foi aplicada em

Todo o Brasil

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Christiane Braga Martins de Brito

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 nov 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Implantação e ampliação de Serviço Especializado em município do sertão da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro
Práticas
Ideação suicida e tentativas de suicídio: uma análise de casos do SAMU 192 no interior do estado do RJ.
Rio de Janeiro