Olá,

Visitante

Estratégias para Melhoria Das Coberturas Vacinais no Município de Santa Vitória – MG

O presente estudo se fez no município de Santa Vitória -MG, onde apresenta em contextualizado e de forma ilustrativa o trabalho desenvolvido para melhoria das coberturas vacinais com foco na criança menor de 2 anos de idade. Apresenta a Estratégia como norteadora do cuidado e a responsável pelas ações de vacinação no território.

Dentre os pontos relevantes para o aumento das coberturas vacinais no território de Santa Vitória podemos listar: a dimensão territorial pois é um município grande geograficamente com uma extensão rural vasta, horários ainda não flexíveis para o trabalhador e registro nem sempre adequado por falta de internet ou instabilidade dos programas, excesso de informações devido às novas vacinas implantadas, campanhas que não tem data para finalizar e falta de educação permanente contínua e conseguir concluir as ações do plano de imunização.

Para melhorar as coberturas vacinais, além do que já foi instituído, faz-se necessário o trabalho em equipe como uma proposta de fortalecimento e envolver a todos para que percebam que o sucesso das ações depende da participação de todos da unidade. Além de: qualidade e utilização dos dados, envolvimento da comunidade. melhor acesso a serviços de imunização para populações marginalizadas e deslocadas, sistemas de saúde forte e acesso a vacinas em todos os lugares e em todos os momentos.

A vacinação caracteriza-se por uma ação simples e de grande eficácia na prevenção de doenças imunopreveníveis sendo uma das principais ações de promoção da saúde inserida no contexto da atenção básica. Diante disso, discutir sobre essa temática é para manutenção do serviço ofertado visando captação precoce das crianças e adultos a serem vacinados e combater a hesitação vacinal. Logo, os profissionais de saúde que atuam nessa área devem estar capacitados para promover ações de educação em saúde e de sensibilização da população onde atuam para alcançar melhores índices de imunização e redução de agravos.

Principal

Carlla Aparecida Oliveira

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo