Olá,

Visitante

Estratégias para Inserção da Clientela Masculina nas Ações de Atenção Básica no Município de Regeneração –Pi

Para Gomes, Nascimento e Araújo (2007, p. 571), os serviços de saúde podem ser considerados pouco aptos em absorver a demanda apresentada pelos homens, pois sua organização não estimula o acesso e as próprias campanhas de saúde não se voltam para este segmento. Além disso, o mercado de trabalho geralmente não garante formalmente a adoção de tal prática, portanto, o homem em dado momento pode ser prejudicado e sentir seu papel de provedor ameaçado. Diante do exposto, incluir os homens em ações de saúde é, no mínimo, um desafio, principalmente, porque questões como o autocuidado, valorização do corpo em relação à saúde e o cuidado voltado aos outros, não são consideradas práticas comuns na socialização deste sujeito.

o objetivo dessa experiência é: Implantar estratégias para inserção da clientela masculina nas ações de atenção básica no município de Regeneração – PI. as estratégias para melhorar a adesão dos homens nas ações da AB no município de Regeneração, foram implantadas desde o ano de 2018, nas 09 (nove) equipes de Saúde da Família e são conhecidas como “Saúde do Homem”. A dinâmica consiste em ofertar, um atendimento em horário diferenciado, horário noturno, das 17:00h às 21:00h, de 15 em 15 dias para este público, que na maioria das vezes, não pode comparecer as UBSs, no horário normal de expediente, pois estão exercendo atividades laborais. Inicialmente, em cada mês, as unidades fazem a divulgação das datas dos atendimentos através da apresentação do cronograma da equipe, da rádio, das redes sociais e fazem a sensibilização do público, pelos agentes de saúde, durante as visitas domiciliares.

Com a mudança na dinâmica de funcionamento, facilidade no acesso, e com a construção de um ambiente acolhedor, pode-se perceber que existe um aumento considerável do público masculino às ações de saúde do homem. Os atrativos como, inexistência de agendamento das consultas, garantia de que suas demandas serão resolvidas naquele momento e potencialização das oportunidades para realização de exames clínicos de rotina, constituem fatores determinantes da presença masculina nessas unidades, evitando que estes recorram a outros serviços de saúde, como farmácias e prontos-socorros. Além disso, no dia da ação, o foco é o homem, e existe o reconhecimento da sua diversidade, tanto por parte dos gestores, quanto por parte dos profissionais de saúde.A implantação das estratégias para inserção da clientela masculina nas ações de atenção básica no município, apontam para o redescobrimento do vínculo como um elemento promotor de saúde ou de cuidado à saúde. Percebe-se que para os homens, o compromisso e o estabelecimento de vínculos, pelo fato existir pelo menos um profissional de referência nos atendimentos, podem ser compreendidos como um “atendimento atencioso” e “respeitoso”, ou ainda como elemento de satisfação com os serviços prestados.

Principal

Nilmara Moura Soares

nilmara.enf@gmail.com

Coautores

Dayse Nunes De Brito, Denise Rivania Vieira Dos Passos Silva, Karen Lucia Maria Da Conceicao, Paloma Da Conceicao Bezerra, Verbena Angelica Mendes Do Chantal Nunes

A prática foi aplicada em

Regeneração

Piauí

Nordeste

Instituição

Rua Conego Carino, Nº 98 – B. Bairro Centro. Regeneração - Pi

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Maira Dorotéa Teixeira Nunes

Conta vinculada

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal