Olá,

Visitante

Estratégias para Ampliação da Cobertura Vacinal nos Municípios da Região Médio Paraíba

Categoria não especificada

Este trabalho têm como objetivo apresentar as estratégias adotadas para melhoria das coberturas vacinais, na região Médio Paraíba – RJ, composta por 12 municípios. A metodologia para levantamento das informações acerca do planejamento das ações de vacinação nos municípios, utilizou um google forms. Dentre as questões elencadas neste trabalho a região vem promovendo ações que visam a melhoria das coberturas vacinais através do fortalecimento da APS e para efetivação das estratégias apresentadas foi preponderante a articulação da APS com os setores: de Vigilância em Saúde, APS, Planejamento e Tecnologia/informação para discutir ações acerca dessa temática com instituição da sala de situação para discussão dos processos de trabalho relacionados a imunização com os profissionais que atuam na vacinação. Apesar de considerar que as ações implementadas ainda são insuficientes para a melhoria e o alcance de altas coberturas vacinais, as estratégias tem contribuído para a reflexão e busca da garantia dos princípios do SUS.

Os problemas encontrados foram: dificuldades de abastecimento; frascagem de alguns imunobiológicos; déficit de recursos humanos; alta rotatividade de profissionais na APS; discurso negacionista por desconfiança nas vacinas; pouca divulgação das ações; dificuldade de acesso a internet; inacessibilidade operacional e inexistência da interface dos sistemas de informação.

Dentre as questões elencadas a região vem promovendo ações que visam a melhoria das coberturas vacinais através do fortalecimento da APS, por meio da qualificação profissional, realização do monitoramento rápido de vacinação com ampliação da faixa etária até 5 anos de idade e atualização do calendário vacinal em domicílio. Outras estratégias adotadas foram: Implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão em todas as Unidades de Saúde da APS, por alguns municípios, cadastramento da população adstrita, utilização de relatórios nominais para verificação do estado vacinal das crianças; extensão das ações de vacinação durante os finais de semana; horário estendido; vacinação itinerante; utilização de carro de som para divulgação das ações de vacinação; vacinação nas escolas, mediante autorização dos responsáveis. Para efetivação das estratégias apresentadas foram promovidas reuniões integradas entre os setores: de Vigilância em Saúde, APS, Planejamento e Tecnologia/informação para discutir ações acerca dessa temática, com instituição da sala de situação para discussão dos processos de trabalho relacionados a imunização com os profissionais que atuam na vacinação. Implementou-se visita técnica ás salas de vacina, a fim de acompanhar todo o processo de trabalho. Nesse sentido, as estratégias de vacinação na Região Médio Paraíba foram relevantes para melhoria das coberturas vacinais, além de fortalecer, integrar e potencializar os setores envolvidos.

As ações aqui descritas mesmo sendo consideradas ainda insuficientes para o almejado, contribuem substancialmente para a garantia dos princípios do SUS, pautados em uma gestão compartilhada, humanizada e integrada. Além de contribuir para mitigar os riscos de epidemia por doenças imunopreveníveis.

Principal

Milene Paula de Souza

Coautores

Juliana dos Santos Russi, Andrea MIlen Penedo Maciel, Rafaela Mendes Roquini, Andrea Sabino Filgueiras Abranches, Rachel Ferreira Bello , Carla Monteiro de Souza , Cácia Mônica Ozório, Beatriz Xavier Ramos de Souza, Cintia Valéria Galdino, Vera Lucia de Freitas, Renata Carolina Alves Soares Vieira

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba