Olá,

Visitante

Estratégias Exitosas para Realizar Busca Ativa Dos Faltosos e Alcançar Boas Coberturas Vacinais

Categoria não especificada

O Brasil é considerado um País pioneiro e referência internacional em Campanhas de vacinação. Há alguns anos vem sofrendo com a queda das baixas coberturas vacinais; e isso nos torna susceptíveis a reintrodução de doenças que já foram erradicadas e eliminadas do Brasil devido a vacinação. Diante do entendimento de quão importante manter as coberturas vacinais elevadas e por entender a importância de cada vacina ofertada pelo SUS, fez se necessário criarmos estratégias para manter nosso Município com boa cobertura vacinal. De 2021 até o ano vigente, observamos um aumento significativo da nossa cobertura vacinal, tanto na cobertura total como também houve aumento de cobertura em cada imunobiológico. Iniciamos no ano de 2021, ano esse que alcançamos a meta de 97,47% de cobertura total, em 2022 alcançamos a meta de 101,61% também de cobertura total ,vale lembrar que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% ,agora em 2023 ano ainda em andamento passado somente 4 meses do inicio do ano já estamos com cobertura de 69,10% sendo que ainda faltam 8 meses para atingirmos bons resultados. obtivemos um aumento de mais ou menos 72% de aumento de cobertura no nosso Município em relação aos anos anteriores. Para obter esses resultados implantamos estratégias que deram certo, estratégias essas que foram: busca ativa dos faltosos, vacinação extramuro, implantação do cartão sombra, envio de relação nominal para as unidades de crianças que completam 6 meses no mês para que vacine em tempo hábil. toda essa experiência exitosa se deve a um conjunto de ações que foram desenvolvidas por uma equipe comprometida, eficiente , dedicada que não mede esforços para levar uma saúde de qualidade a população.

Nosso Município possui 8 Unidades de Saúde e todas e em todas elas possuem sala de vacinas ativa , algumas Unidades por terem uma área extensa possui Unidades satélites , vindo assim a essas unidades terem rotina vacinal também. De 2021 até o ano vigente, observamos um aumento significativo da nossa cobertura vacinal, tanto na cobertura total como também houve aumento de cobertura em cada imunobiológico. Isso ocorreu devido as estratégias que implantamos para obter e manter o aumento da cobertura vacinal. uma grande problemática que havia no nosso território era relacionado as crianças faltosas ,o não comparecimento da criança na sala de vacinas , fazia com que as crianças ficassem com as vacinas em atraso. Precisávamos entender quais eram os motivos que levavam as mães a não levarem as crianças no dia agendado para a administração da vacina. esse atraso se deu por questões de distância da casa para a Unidade de saúde? por motivos familiares? ou negacionismo mesmo?. A forma como “se acolher” a família ,a criança ,foi também posto em prática durante esse processo de aumento da nossa cobertura. O ato da vacinação é um ato individualizado , mas abre brechas para assistirmos a criança como um todo e seu âmbito familiar também. Possuímos uma área no nosso Município onde a população ainda permanece na zona rural. isso fez com que nos organizássemos a fim de criar estratégias (rotina semanal) para evitar o atraso vacinal, semanalmente vamos em cada área dos ACS da zona rural com o objetivo de facilitar o acesso.

Diante das dificuldades encontradas expostas anteriormente e sabendo da importância da vacinação e da necessidade de manutenção das coberturas vacinais adequadas criamos estratégias de fortalecimento , são elas: A BUSCA ATIVA DOS FALTOSOS : a busca acontece por contato telefônico /WhatsApp , criamos um canal de comunicação com a comunidade para que eles liguem ou mandem mensagens ,tirem suas duvidas quanto as reações pós vacinal , ou até mesmo agendamento para a administração de algumas vacinas. estamos no inicio da implantação de grupos de WhatsApp para mães que possuem seus filhos matriculados em creches. VACINAÇÃO EXTRAMURO: realizamos também vacinação extramuros em áreas que são distantes de sua UBS , a fim de facilitar o acesso do paciente quando necessário. IMPLANTAÇÃO DO CARTÃO SOMBRA: Implantamos também o cartão sombra para os agentes comunitários de saúde com o objetivo de organizar o serviço e fortalecer a atividade da busca ativa. Os ACS ao realizar a suas visitas e verificar o cartão vacinal , rá preencher seu cartão sombra com as informações encontradas mensalmente a cada visita, a verificação do cartão sombra é feita mensalmente pelo vacinador da equipe juntamente com o ACS essa implantação foi uma das formas que obtemos avanços porque na verificação do cartão já observamos crianças faltosas e também atualizamos o sistema, muitas vezes ocorre da criança está vacinada e não está lançada no sistema isso faz com que seja um fator que impossibilite o alcance da cobertura . ENVIO DE LISTAS DE CRIANÇAS QUE COMPLETAM 6 MESES NO MÊS: encaminhamos mensalmente para as Unidades relação nominal de crianças que completam 6 meses para as Unidades de Saúde, para realizar a busca ativa das mesmas impedindo assim o atraso vacinal, optamos por escolher o envio dessa lista com crianças de 6 meses para intensificar a nossa cobertura de 3º dose de PENTA e 3º dose de VIP cobradas no indicador 5 do PREVINE BRASIL, além de alcançarmos uma boa cobertura no indicador ,verificamos também as demais vacinas.

Diante das dificuldades que foram identificadas no inicio do nosso trabalho quando assumimos (nova gestão), logo se criou estratégias para mudar a realidade encontrada, estratégias essas com grande êxito a base de muito compromisso, dedicação, acolhimento e escuta. As porcentagens da nossa cobertura vacinal foi fruto do nosso trabalho e nos mostra o quanto já avançamos e queremos continuar cada vez mais nos fortalecendo, incentivando e acima de tudo mantendo essas estratégias ativas. só assim nos doando fazendo nosso melhor , priorizando como importante todo nosso processo de trabalho só assim teremos um SUS de qualidade. Importante lembrar também que para se obter bons êxito como nós conseguimos foi-se necessário uma gestão participativa , interessada em ofertar o melhor para nossa população , uma gestão que entenda e priorize a vacinação como um dos pontos principais de promoção a saúde.

Principal

JULIANA DE AZEVEDO MAIA

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro