FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Acolher a demanda em SM, oferecendo maior atenção aos casos graves, além de trabalhar ações de educação em saúde, minimizando o processo de patologização e medicalização da vida.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: A recepção dos pacientes é feita diariamente na sala da SM, qualificando a demanda, com agendamento de casos de maior complexidade e gravidade imediatamente para psiquiatria,psicologia ou serviço social, e ordenando os casos leves para palestra em SM onde orientamos o paciente quanto ao trabalho realizado no programa de SM, prioritariamente convocamos o usuário para a sua co-responsabilidade para com sua saúde, dando diversas orientações. Após a palesta os pacientes que retornarem ao serviço, conforme avaliação dos profissionais junto aomesmo, este é orientado quanto ao seu atendimento/tratamento em SM (se necessário).INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:Número de pessoas que buscam atendimento no PSM mensalmente
Na busca da garantia de acessibilidade e universalidade conforme preconiza o SUS a equipe de Saúde Mental(SM) da URS Jacaraípe constrói uma estratégia de acolhimento em SM, que atende toda a demanda que chega ao serviço, priorizando os casos de transtorno mental grave (conforme preconiza o protocolo de SM do município de Serra). Com tal experiência estamos ordenando a demanda e conseguindo minimizar a espera pelos atendimentos em psiquiatria, psicologia e assistência social.
Num município em que pacientes muitas vezes, em psiquiatria no processo de Regulação de vagas, pode vir a ficar meses na espera por tal atendimento, conseguir qualificar a demanda em saúde, na região em mora o usuário, de modo a garantir atendimento ágil em tal especialidade,nos revela um impacto real de respostas à demanda do usuário. Ressaltamos também que neste processo agilizamostambém atendimento/tratamento em psicologia e assistência social.Consideramos que construímos um processo de atenção em saúde por meio de uma experiência exitosa que prioriza acolhimento universal da demanda,qualificando os atendimento/tratamentos que se fazem necessários. Entendemos que município precisa investir em estratégias que garantam o acesso,proporcionando atendimento a quem realmente precisa.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO