- Participação e Controle Social
NEURISMAR DE OLIVEIRA
- 02 out 2024
Amazonas
Esse trabalho consiste em um relato de experiência, sobre a implementação da vacinação contra Covid-19 no estado da Paraíba. O Estado possui 223 municípios, com 12 Gerências Regionais de Saúde e 3 Macrorregiões de Saúde. Todos os municípios participaram da implementação dessa vacina. Todo o processo foi desenvolvido seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e sempre quando necessário, ocorreram pautas discutidas na Comissão Intergestores Bipartite – CIB para deliberação de condução dessa operacionalização. Uma rotina de trabalho foi estabelecida com os 223 municípios para entrega imediata (24h) dos imunobiológicos, com fluxo de comunicação e análise para correção de dados e melhoria de coberturas. Por se tratar de um relato de experiência, este estudo não foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, mas ressalta-se que foram seguidos os regulamentos éticos da Resolução nº 466/12.
No estado da Paraíba até o dia 08 de abril de 2022 ocorreram 599.088 casos confirmados e 10.197 óbitos por Covid-19. Dos registros de óbitos, tivemos no ano de 2020 (3.711), no ano de 2021 (5.891)e até o presente momento 595 óbitos no ano de 2022,com maior registro de óbito/dia de 60, no mês de abril de 2021. A disseminação do SARS-CoV-2 ocorreu de maneira rápida, apresentando alta mortalidade, o que gerou a necessidade de produzir uma vacina eficaz. Como resultado, vários setores uniram-se e desenvolveram várias vacinas em um curto espaço de tempo. Após o desenvolvimento e aprovação das vacinas, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Extraordinária de Enfretamento a Covid-19, apresentou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 com distribuição dessas vacinas em território nacional. Em 19 de janeiro de 2021 iniciou-se a vacinação contra Covid-19 no Estado da Paraíba, de modo contínuo, com comunicação objetiva, celeridade na entrega das vacinas, com finalidade de obter coberturas homogêneas e mitigação dos óbitos por Covid-19.
Com base no resultado apresentado, o que se pode concluir é que não somente uma ação, mas sim um conjunto de estratégias, planejadas e executadas com alinhamento da equipe e apoio dos profissionais executores resultam em êxito. Desse modo, as estratégias desenvolvidas cumpriram o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra Covid-19. Constata-se a necessidade de continuidade desse trabalho para as demais vacinas, para tanto a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba realizou o processo de seleção para apoio de imunização nos serviços municipais, auxiliando em análise, organização e implementação de ações para melhoria e ampliação dessa metodologia para os demais imunobiológicos disponíveis nas salas de vacina.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO