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Essa Planta Serve para Quê?

O trabalho consistiu em uma prática educacional, onde os principais conceitos sobre a fitoterapia e as práticas corretas de manipulação de ervas terapêuticas foram discutidos com os indivíduos que compõe o público alvo, havendo exposição de alguns itens que ilustrariam alguns aspectos que está sendo debatido. Foram 7 etapas definidas: 1) Primeiro foi realizado um levantamento dos conceitos que seriam abordados nos grupos. São eles: a. Princípio Ativo

Uma breve conversa com os usuários de uma das Unidades do Distrito Sanitário de Salvador Bahia, revela uma carência de orientação mais precisa sobre o uso adequado das ervas medicinais que são cultivadas nos quintais e jardins da comunidade, tendo eles apenas referências histórico-culturais da utilização dessas plantas. Assim, como forma de valorizar o conhecimento local e levar a informação sobre o uso correto da fitoterapia como Prática Integrativa e Complementar foi-se pensado em uma abordagem para essa população que pudesse agregar valor científico à sabedoria popular local. Portanto, esse trabalho tem como objetivo discutir conceitos sobre o uso de vegetais de forma terapêutica, debatendo conceitos científicos e saberes populares sobre a fitoterapia, desmitificando tabus e alinhando procedimentos de manipulação desses elementos.

Recomenda-se a prática para o reconhecimento da cultura local e a utilização das práticas alternativas terapêuticas pela população, permitindo que orientações sobre as boas práticas e a utilização consciente desses recursos sejam alvos de acolhimento e aproximação entre o senso comum e o saber científico.

Principal

Giseli do Nascimento Rodrigues

Profs Orientadores: Liliane Bittencourt (Ufba) E Deborah Leão (Ufba)

A prática foi aplicada em

Bahia

Nordeste

Instituição

Salvador

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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