Olá,

Visitante

Envelhecer Saudável: Promoção da Saúde do Idoso Através das Práticas Corporais e Atividade Física

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:É esperado através das práticas corporais e da atividade física um aumento da autonomia e sensação de bem estar, aumento da força muscular, manutenção ou melhoria da flexibilidade, maior coordenação motora e equilíbrio, maior sociabilidade, controle do peso corporal, diminuição da ansiedade e de depressão, maior dependência pessoal ajuda no tratamento e prevenção de doenças, entre outras, além de melhorar o acesso e qualidade na atenção integral à saúde da pessoa idosa, preconizada na Política Nacional de Atenção Básica.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: -Controle do peso corporal, aumento da força muscular e manutenção ou melhoria da flexibilidade: realização de triagem, avaliação física e composição corporal e pressão arterial . É trabalhado com o grupo do projeto envelhecer saudável exercícios de força e técnicas de alongamento muscular.- Aumento da autonomia, sensação do bem estar, maior dependência pessoal e sociabilidade: Promoção e prevenção da saúde através de palestra em educação e saúde, exercícios de equilíbrio e coordenação motora, realização de atividades de vida diária, troca de experiências através de dinâmicas grupais e terapia integrativa comunitária. – Redução nos quadros de ansiedade e depressão: Participação em atividades físicas leves e moderadas, grupo de dança-terapia recreativa, participação em atividades de lazer, esporte, turismo e recreação, apresentação de coreografias em eventos assistemáticos e exposição de trabalhos artesanais.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:1.

A qualidade de vida na terceira idade têm sido motivo de amplas discussões em todo o mundo, pois existe uma grande preocupação em preservar a saúde e o bem estar global dessa parcela da população para que tenham um envelhecer com dignidade. No Brasil, a população idosa representa hoje cerca de 8% da população total. Segundo IBGE (2010) até o ano de 2025, o número de idosos deve atingir a marca de 15% da população total, ou seja, cerca de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.A evolução do ser humano é definida como um processo natural irreversível, que atinge todo ser humano e provoca uma perda estrutural e funcional progressiva no organismo. O processo de envelhecimento traz consigo várias alterações fisiológicas, como a progressiva atrofia muscular, fraqueza funcional, descalcificação óssea, aumento da espessura da parede de vasos, aumento do nível de gordura, dentre outras. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a atividade Física é a principal recomendação para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade e sua prática propicia uma melhoria sensível da qualidade de vida complicação social, psíquica e fisiológica. De acordo com Amâncio (1975), o exercício físico promove: uma melhoria no funcionamento geral dos sistemas viscerais (cardiovasculares, respiração, digestivo nervoso, muscular etc.) e dessa forma permite melhor irrigação dos tecidos, melhor performance do aparelho locomotor além de regularizar o trânsito gastrintestinal, o sono, a função cognitiva, no caso da memória e de favorecer o controle de doenças crônico-degenerativas como hipertensão arterial, diabetes mellitus, aumento do HDL colesterol e diminuição dos triglicérides.

Estratégia que necessita de empenho e capacitação de profissionais, envolvimento e participação do grupo abordado, recursos financeiros e territórios adequados às necessidades da população idosa. Apresentam impactos importantes na redução dos riscos relacionados a alterações biológicas, fisiológicas, psicológicas e principalmente sócio sanitárias.Diante do contexto apresentado sabe-se que o estilo de vida ativo é de fundamental importância na preservação da saúde e manutenção da capacidade funcional e independência do idoso. Através desta proposta o idoso participante do grupo incorpora no seu modo de vida hábitos saudáveis através de informações e conteúdos que sejam capazes de modificar e acrescentar atitudes favoráveis para a manutenção e prevenção de sua saúde em seu significado mais abrangente (físico, mental, emocional e social).

Principal

Elma Soares de Sousa

smsagua@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Água Branca

Piauí

Nordeste

Instituição

AVENIDA NECO TEIXEIRA S / N. BAIRRO SÃO LUÍS

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Elma Soares de Sousa

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba