Olá,

Visitante

Ensinando Saúde

Finalidade da experiência

As relações entre os setores da saúde e da educação possuem grandes afinidades no campo de políticas públicas por servirem para nortear e universalizar os direitos fundamentais dos cidadãos de qualquer lugar do país. Além disso, a parceria entre saúde e educação deve procurar ser ampla para a construção de um território, comunidade ou escola mais saudáveis, abrangendo desde as séries iniciais incluindo creches, ensino fundamental e médio, pois oferece a possibilidade de educar por meio da construção de diferentes saberes sejam eles científicos, culturais, experiências de vida, entre outros. Para tanto, as atividades realizadas nas escolas do município de Vidal Ramos trem como base o modelo formulado pelo Ministério da Saúde do PSE (Programa Saúde Escola), que tem a Semana de Saúde na Escola como incentivo das ações do PSE. Os atendimentos são realizados pela Equipe de Saúde da Família da área 1, para todas as crianças e adolescentes do município que frequentam as escolas municipais ou estaduais, independente do local onde residem. Estas ações iniciam após parceria com a Secretaria de Saúde e de Educação e acontecem em torno de temas de mobilização social para demonstrar a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento dos educandos, servem ainda como intervenções aos diagnósticos realizados através de outros programas disponibilizados pelo Governo Federal, garantindo o acesso do usuário aos serviços de atendimento especializado, orientação e resolução dos problemas elencados. A inscrição do município de Vidal Ramos ao Programa de Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, ocorreu em fevereiro de 2013 e desde então, as ações de saúde na escola são realizadas semestralmente.

De modo geral os impactos causados por esse trabalho se darão a longo prazo, através da orientação e ações permanentes a todos os escolares do município além da garantia ao acesso e qualidade no serviço ofertado. O trabalho desenvolvido com os alunos do município nos mostra o quanto é interessante assisti-lo integralmente, aí a importância das relações em conjunto entre os setores da saúde e da educação e de equipe multifuncional. As práticas de educação em saúde sobre os diversos assuntos de mobilização social, bem como, de atendimentos e encaminhamentos, garante ainda mais o vínculo entre as equipes de saúde com a escola, alunos e pais além de colaborar para o bem estar dos estudantes. Vale ressaltar a importância do trabalho de promoção da saúde proposto e prevenção de doenças, buscando assim minimizar as ações de recuperação de saúde e garantir as informações necessárias para auxiliar com uma geração de pessoas para viver com mais qualidade de vida.

Principal

Gislayne Buzzi Beccher

saudevida@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Vidal Ramos

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Leoberto Leal, nº 239.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Gislayne Buzzi Beccher

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A Escuta Voluntária do Programa Saúde na Escola em Tempos de Pandemia no Município de Campos dos Goytacazes, Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Programa Paripueira Saudável
Alagoas
Práticas
Grupos de convivência apoiados pelo programa de aquisição de alimentos
Acre
Práticas
Estratégia Saúde da Família Promovendo Acesso À Saúde para a População Ribeirinha do Entorno do Bairro Puraquequara em Manaus
Amazonas
Práticas
Programa Saúde na Escola: Alimentando o Sonho de uma Vida Saudável
Pernambuco
Práticas
Mutirões Realizados pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) do Município de João Alfredo- Pe
Pernambuco
Práticas
Humanização e ambiência para o binômio mãe e filho: indo além do assistir na atenção primária
Acre
Práticas
Projeto Saude e Meio Ambiente ?Meu Bairro,Minha Casa?Equipe de Saúde da Família Jardim Sofia
Santa Catarina
Práticas
1º Cadastro de Pessoas com Doença Falciforme do Distrito Federal
Distrito Federal
Práticas
Exposição dengue: uma exposição interativa
Rio de Janeiro