Olá,

Visitante

Enfrentamento das arboviroses: ações integradas no bloqueio de pontos estratégicos

Objetivos: monitorar os pontos estratégicos existentes nas zonas urbana e rural de forma sistemática e integrada no ano de 2018; reduzir para 50% os ciclos positivos de visitas aos pontos estratégicos; integrar a Atenção Básica à Vigilância Sanitária e ao Serviço de limpeza Urbana.
Metodologia: realizar pesquisa com rotina quinzenal em todos os pontos estratégicos cadastrados nas zonas urbana e rural do município; encaminhar os endereços dos pontos estratégicos cadastrados e positivos com solicitação de visita especial de trabalho do agente comunitário de saúde para atividades de informação, educação e comunicação em saúde (IEC); realizar busca ativa de possíveis casos; bloqueio de focos de reprodução de Aedes aegypti, quando os pontos estratégicos apresentarem-se positivos no ciclo, sendo utilizado o controle mecânico como prioritário; e realizar arrastão de limpeza no quarteirão onde o ponto estratégico apresentar positividade.

O município de Girau do Ponciano (AL) desenvolve ações dentro do Programa Nacional de Controle da Dengue desde a extinção da Sucam, quando as ações de controle foram descentralizadas para execução de trabalhos sob a responsabilidade dos municípios. A promoção de educação em saúde através de informações sobre como os proprietários de pontos estratégicos devem cuidar dos possíveis criadouros potenciais é indispensável na visita do agente de controle a endemias (ACE) e do agente comunitário de saúde (ACS). Os pontos estratégicos são de grande importância para o controle de endemias, pois reúnem todas as condições físicas para a reprodução do Aedes aegypti.

O município apresentou índices altos na Série Histórica dos Pontos Estratégicos do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). O controle eficaz dos pontos estratégicos e a articulação sistemática podem reduzir os Índices de Infestação Predial (IIP) do município de Girau do Ponciano.

Em síntese, a articulação da Vigilância em Saúde com a Atenção Básica foi muito positiva em oportunizar a sociedade Ponciense maior proteção com pontos estratégicos negativos. A informação no combate a dengue e outras arboviroses transmitidas por Aedes aegypti e a educação em saúde constituem-se ferramentas mágicas de transformação do ser humano e seu comportamento, possibilitando assim um aprendizado maior em como proceder para redução de risco de epidemias de dengue, chikungunya ou zika vírus.

Principal

Dangelo dos Santos Silva

A prática foi aplicada em

Girau do Ponciano

Alagoas

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Girau do Ponciano

Rua José Alexandre, 155 - Centro, Girau do Ponciano - AL - 57360-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

12 maio 2016

e atualizada em

25 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba
Práticas
Estudo das infecções do trato urinário na população de Queimadas (PB) atendida pelo SUS
Paraíba