Elaboração de protocolo de intenção para articulação de órgãos administrativos e judiciários envolvidos na judicialização de medicamentos no município de Volta Redonda (RJ)

Objetivos: visando promover maiores informações sobre os medicamentos padronizados para dispensação no SUS à população, e atender às demandas judiciais de forma mais eficiente e em concordância com os princípios da administração pública.
elaboração de um protocolo de intenções entre o judiciário, defensoria pública e secretaria municipal de saúde, que visa qualificar a judicialização de medicamentos.

Devido à ausência de espaços públicos em que seja viabilizadas discussões e conversas sobre saúde e sobre o uso de medicamentos, observa-se que a maioria das pessoas atendidas nos serviços públicos de saúde carecem de maiores informações sobre os medicamentos, insumos e órgãos que fazem parte da rede de atendimento ao usuário SUS. Essas são informações essenciais para a garantia do acesso e qualidade no tratamento ofertado. Além disso, como um reflexo das dificuldades inerentes ao processo comum para aquisição de medicamentos, observa-se um aumento significativo na procura pela judicialização de medicamentos padronizados no componente básico e no componente especializado da assistência farmacêutica, que são fornecidos gratuitamente na farmácia municipal central e no polo estadual de medicamentos. Esse aumento no quantitativo de demandas judiciais acarreta em ônus desnecessário ao município, além de dificultar a gestão da aquisição dos medicamentos para atender a essas demandas.

Para a total efetividade da prática, faz-se necessário que as articulações entre a administração pública municipal e os órgãos do judiciário sejam estreitadas, e ao mesmo tempo, que mantenham a flexibilidade necessária para atender a diversidade de demandas que são acolhidas por ambas as partes. Diante disso, a formação de uma agenda de reuniões entre as partes orientadas no sentido de promover atualizações e adequações no protocolo estabelecido figura como interessante medida integrativa para a prática em questão.

Principal

Alan Costa Sombra, Cristiane Sérgio da Silva, Eric Matheus Silva Jesuino, Maria Helena Batista Franco, Claudia Teresinha Cunha, Juliana Erica Pereira Boechat

alan.sombra84@gmail.com

Coautores

Alan Costa Sombra, Juliana Erica Boechat

A prática foi aplicada em

Volta Redonda

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda - Rua São João Batista - Niterói, Volta Redonda - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Alan Costa Sombra

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

06 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas