Elaboração de instrumento padronizado para estratificação de pacientes portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus na Atenção Primária do município de Piquet Carneiro

A hipertensão arterial crônica, o diabetes mellitus estão ligadas entre as principais causas de morbimortalidade no mundo, estas doenças levam com frequência á invalidez parcial ou total do indivíduo, com graves repercussões para sua família e a sociedade. Por outra vertente, o acompanhamento e tratamento devido, diminuem os riscos de complicações, sendo recomendado, o controle e a prevenção desses agravos. Observou-se a necessidade da padronização de um instrumento entre as unidades de saúde do município, para que se alcançasse um controle epidemiológico e estatístico acerca das patologias supracitadas.

Elaborar um instrumento para cadastro e estratificação de risco para pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Classificar os pacientes por seu grau de risco. Utilizar os dados consolidados para traçar o perfil epidêmico. Para a produção do instrumento de estratificação, foi feita uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Regional de Medicina (Bireme) e Biblioteca Virtual do Nescon utilizando os descritores: estratificação de risco, hipertensão arterial, diabetes mellitus. Além de cadernos e diretrizes do ministério da saúde. A produção do instrumento se deu em reunião realizada com todos os profissionais envolvidos de todas as unidades de saúde do município de Piquet Carneiro.

A partir da elaboração do instrumento de estratificação, foi possível observar uma melhoria na classificação quando aos riscos de cada patologia. A utilização dos protocolos do SUS na estratificação possibilitou um padrão na solicitação de exames para essas patologias, diminuindo os custos do município, e com o instrumento, é possível realizar uma linha base para projeção dos próximos anos. Os dados epidemiológicos podem ser cruzados , pois todas as estratégias do município utilizam o mesmo serviço, possibilitando uma adesão de outras patologias para o controle através do instrumento.o presente trabalho teve como proposta a estratificação de risco de todos os pacientes hipertensos e diabéticos do município quanto ao seu grau e risco. A elaboração dessa ficha possibilitou as unidades de saúde uma organização dos dados, no controle das medicações, no histórico do paciente, e nas condutas a serem realizadas pelas unidades. De fácil acesso, pode ser utilizada por boa parte dos profissionais da atenção básica. Ações como essa engradecem a atuação da Atenção Primária.

Principal

Mateus Cavalcante Beserra De Moraes

mateuscbm@gmail.com

Coautores

Valeria Franco De Sousa

A prática foi aplicada em

Piquet Carneiro

Piquet Carneiro

Piquet Carneiro

Piquet Carneiro

Piquet Carneiro

Piquet Carneiro

Piquet Carneiro

Piquet Carneiro

Piquet Carneiro

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua dos Tabajaras, 268 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Valeria Franco De Sousa

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

14 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas