- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Trata-se de uma singela descrição do encontro entre os trabalhadores do Sistema Único de Saúde no âmbito hospitalar pautado no cenário de produção na (trans)formação à atenção ao usuário e aos profissionais.
Objetivo geral: estabelecer estratégias e apoiar a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde no âmbito da instituição hospitalar. Objetivos específicos: contribuir para o desenvolvimento do profissional de saúde como protagonista do cuidado a partir de processos que fomentem reflexão crítica e implicada no próprio local de trabalho por meio de encontros mensais de educação permanente.
Sendo a unidade hospitalar um local de decisões interrelacionadas com aspecto multidisciplinar, baseada em diversos conhecimentos e plural nas informações sobre o paciente. Diante dessas complexas relações, uma elevada probabilidade de rompimento das defesas é esperada, o que reduz a resolutividade da assistência e a segurança do profissional e do paciente sob seus cuidados. Portanto, torna-se imprescindível espaços de voz e escuta aos trabalhadores pautado em evidências científicas, produzindo mudanças nas práticas do trabalho relacionadas ao preparo e administração de medicamentos intravenosos com foco no usuário do serviço. Educação Permanente em Saúde é aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar incorporam-se ao cotidiano laboral e das organizações, sendo assim propõe uma (trans)formação de cuidados progressivos à saúde, de prestação de um conjunto articulado de serviços da/para a rede de atenção.
Resende, RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO