Olá,

Visitante

Educação Popular em Saúde – EdpopSUS, uma Possibilidade de Educação Permanente em Saúde para Profissionais de Nível Médio da Estratégia Saúde da Família de São Luís.

ObjetivoObjetivo geral: Realizar Curso EDPOPSUS com profissionais de nível médio da ESF de São Luís. Objetivos específicos: • Construir proposta de ampliação de vagas EDPOPSUS São Luís • Instituir modelo de parceria entre SEMUS, EPSJV e SES MetodologiaO caminho metodológico principiou com uma roda de conversa onde, ETSUSSL, SES e SAS, expuseram suas necessidades, expectativas, potencialidades e dificuldades. Estabeleceu-se o objetivo comum de capacitação profissional de nível médio com o Curso EDPOPSUS e a negociação com a EPSJV foi mediada pela Coordenação da SES 1º Elaboração da proposta entre SEMUS/ EPSJV e SES 2º. levantamento de profissionais com perfil para educador, oferta de curso de formação 3º. Divulgação e inscrições de educandos, parceria com o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde- SINDACS/TACS 4º.Organização e distribuição das turmas considerando a lógica distrital 5º.Eleição dos locais de encontro 3 bases 6º elaboração do cronograma de encontros e Mostra.

A Escola Técnica do SUS de São Luís – ETSUS-SL, respondendo a solicitação da Coordenação da Estratégia Saúde da Família – ESF de São Luís por uma proposta de educação permanente para profissionais de nível médio, indicou o Curso EDPOPSUS, cujo objetivo é: “Contribuir com a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde-SUS, promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS.” O projeto vislumbrou a capacitação para mais de 500 profissionais, educadores e coordenadores, com o apoio e parceria da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – (EPSJV-FIOCRUZ/ Ministério da Saúde), a Secretaria Estadual de Saúde – SES/ Coordenação de Educação em Saúde da Atenção Básica e com a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS. Desafios encontrados: 1.Ampliação do número de turmas 2.Formação de educadores 3.Logística de salas de aula, alimentação, Inscrição e seleção de educandos.

A necessidade de ofertar uma proposta instigadora da transformação do processo de trabalho gerou essa ousadia. Inovamos instituindo modelo pioneiro de convenio, hoje proposto amplamente. Apostamos na organização do trabalho estabelecendo forma de ser educador, liberando horas para mudança de função. Oportunizamos diferentes protagonismos: voluntários e técnicos de nível médio como educadores, espaços comunitários como salas de encontro e São Luís em 1º lugar nacional na formação de EDPOPSUS.

Principal

Janete Nakatani

A prática foi aplicada em

Nordeste

Instituição

São Luís

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

05 fev 2018

e atualizada em

22 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba