Olá,

Visitante

Educação Popular em Saúde – EdpopSUS, uma Possibilidade de Educação Permanente em Saúde para Profissionais de Nível Médio da Estratégia Saúde da Família de São Luís.

ObjetivoObjetivo geral: Realizar Curso EDPOPSUS com profissionais de nível médio da ESF de São Luís. Objetivos específicos: • Construir proposta de ampliação de vagas EDPOPSUS São Luís • Instituir modelo de parceria entre SEMUS, EPSJV e SES MetodologiaO caminho metodológico principiou com uma roda de conversa onde, ETSUSSL, SES e SAS, expuseram suas necessidades, expectativas, potencialidades e dificuldades. Estabeleceu-se o objetivo comum de capacitação profissional de nível médio com o Curso EDPOPSUS e a negociação com a EPSJV foi mediada pela Coordenação da SES 1º Elaboração da proposta entre SEMUS/ EPSJV e SES 2º. levantamento de profissionais com perfil para educador, oferta de curso de formação 3º. Divulgação e inscrições de educandos, parceria com o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde- SINDACS/TACS 4º.Organização e distribuição das turmas considerando a lógica distrital 5º.Eleição dos locais de encontro 3 bases 6º elaboração do cronograma de encontros e Mostra.

A Escola Técnica do SUS de São Luís – ETSUS-SL, respondendo a solicitação da Coordenação da Estratégia Saúde da Família – ESF de São Luís por uma proposta de educação permanente para profissionais de nível médio, indicou o Curso EDPOPSUS, cujo objetivo é: “Contribuir com a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde-SUS, promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS.” O projeto vislumbrou a capacitação para mais de 500 profissionais, educadores e coordenadores, com o apoio e parceria da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – (EPSJV-FIOCRUZ/ Ministério da Saúde), a Secretaria Estadual de Saúde – SES/ Coordenação de Educação em Saúde da Atenção Básica e com a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS. Desafios encontrados: 1.Ampliação do número de turmas 2.Formação de educadores 3.Logística de salas de aula, alimentação, Inscrição e seleção de educandos.

A necessidade de ofertar uma proposta instigadora da transformação do processo de trabalho gerou essa ousadia. Inovamos instituindo modelo pioneiro de convenio, hoje proposto amplamente. Apostamos na organização do trabalho estabelecendo forma de ser educador, liberando horas para mudança de função. Oportunizamos diferentes protagonismos: voluntários e técnicos de nível médio como educadores, espaços comunitários como salas de encontro e São Luís em 1º lugar nacional na formação de EDPOPSUS.

Principal

Janete Nakatani

A prática foi aplicada em

Nordeste

São Luís

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

emanoel.filho@fiocruz.br

05 fev 2018

e atualizada em

22 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estágio na Comunidade: Ações de Educação em Saúde Realizadas na Comunidade Vale da Cachoeira no Municipio de Palmas/To
Tocantins
Práticas
Projeto Cuidar de Quem Cuida
Pará
Práticas
Reorganização da Atenção Primária do Município de Canaã dos Carajás- Pará, Através da Implantação do Acolhimento À Demanda Espontânea e Prontuário Eletrônico do Cidadão Integrado
Pará
Práticas
Educação em Saúde Ferramenta Primordial na Esf Hiperdia
Pará
Práticas
Linguinha solta assegurando um futuro saudável e sustentável
Goiás
Práticas
Incentivando o mais simples em busca de melhores resultados – aleitamento materno
Goiás
Práticas
Projeto Samu nas escolas – lei Lucas nas escolas da rede municipal de educação de São Luís
Maranhão
Práticas
Programa Saúde na Escola em Meio a Pandemia Covid-19: Experiência Exitosa em Benedito Novo – Sc
Santa Catarina
Práticas
Literacia para a Saúde na Puericultura odontológica: Experiência de Tele orientações na Aps.
Santa Catarina
Práticas
Impacto da Pandemia da Covid-19 na Educação Básica