Olá,

Visitante

Educação popular em saúde como base para as ações intersetoriais no município do Crato

O bairro Seminário, considerado o mais populoso do município do Crato, que possui alta vulnerabilidade social e ambiental, teve sua realidade impactada através da obra de urbanização da encosta do seminário em parceria com o Banco Mundial e governo do estado. O projeto “Quem ama o Crato cuida” foi realizado em paralelo com 2º etapa da obra que implantou o sistema de saneamento básico. Ação foi desenvolvida entre os meses de fevereiro, março e abril de 2015 de forma integrada e participativa em parceria com a Secretaria de Educação, Meio Ambiente, Limpeza pública, Sociedade Anônima de Água e Esgoto (SAAEC), Assistência Social, Sesc, Senac, Secretaria da Cidade e liderança do bairro, teve como objetivo mobilizar a população quanto a corresponsabilidade para a resolução dos problemas de saúde que afetam a comunidade, tendo em vista que a área é considerada vulnerável com incidência de Dengue, diarreias, leishmaniose e a sua própria geografia contribui para insalubridade ambiental, pois a população possuía a cultura de depositar seu lixo em uma vala aberta chamada de vulcão. A 1º etapa aconteceu com a construção do plano de intervenção através da chuva de ideias propostas pelos atores envolvidos que resultou no planejamento de 15 (quinze) dias de mobilização. Iniciamos a 2º etapa com oficina para 25 (vinte e cinco) agentes comunitários de saúde sendo discutido o impacto do saneamento básico na saúde. Na oficina foi pactuado que os ACS intensificariam suas visitas no bairro e por um período de duas semanas o assunto abordado nas residências seria o saneamento ambiental. Foram visitadas 3.000 (três mil) famílias sendo entregue em cada casa um calendário educativo que serviu para ilustrar o diálogo com as famílias mostrando a importância da rotina de inspeção da residência com o intuito de eliminar riscos que trazem prejuízo a saúde pública, mostrou-se também a importância de acondicionar os resíduos de forma correta. A comunidade foi convidada a participar do mutirão de limpeza realizado pela prefeitura municipal. Realizamos a semana do saneamento básico nas escolas públicas e privadas onde o alunado foi instigado a criar experimentos e cartazes que foram apresentados na manhã de mobilização que aconteceu na praça dona Ceicinha, foram montadas 06 tendas onde cada instituição envolvida apresentou um serviço para a população, paralelo a essas ações na praça, aconteceu a passeata pelas ruas do bairro com os alunos das escolas, todos os órgãos municipais envolvidos e banda de música, casa a casa a população foi convidada a entender e participar do ato.

O bairro Seminário considerado o mais populoso do município do Crato que possui alta vulnerabilidade social e ambiental teve sua realidade impactada através da obra de urbanização da encosta do Seminário em parceria com o Banco Mundial e governo do Estado.Problemas de saúde que afetam a comunidade, tendo em vista que a área é considerada vulnerável com incidência de Dengue, diarréias, leishmaniose e a sua própria geografia contribui para insalubridade ambiental, pois a população possuía a cultura de depositar seu lixo em uma vala aberta chamada de vulcão.

Certamente, a educação popular em saúde deverá ser a força motriz para a realização de outras ações que envolva todos os setores da gestão municipal em áreas de expressa vulnerabilidade social sendo previsto o desenvolvimento do projeto em outros bairros que receberá obra de saneamento.

Principal

Diones Gomes da Silva

dhiones.gomes@hotmail.com

Coautores

Diones Gomes da Silva

A prática foi aplicada em

Crato

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Sete de Setembro, no 150 - São Miguel, Crato - CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Diones Gomes da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Acôes de promoção e prevenção a saúde integradas, com outras vigilâncias, equipe multidisciplinar e APS para trabalhadores e trabalhadoras, realizadas no lde trabalho, das empresas privadas parceiras do municipio de João Câmara, RN
Rio Grande do Norte
Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Mas eu não consigo doutor – Grupos dialógicos para a APS – Juntos nós podemos
Rio de Janeiro
Práticas
Novos horizontes para a educação permanente em saúde: alcançando as necessidades do SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Informação em saúde preventiva nos meios de comunicação
Tocantins
Práticas
Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira no municipio de Palmas (TO)
Tocantins
Práticas
Impactos da formação de trabalhadores sobre práticas relativas ao uso racional de medicamentos: experiência no contexto do Plano Regional de Educação Permanente em Saúde (Pareps)
São Paulo
Práticas
Projeto master chefinho
São Paulo
Práticas
Apoio técnico no SUS: criando oportunidades para a consolidação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES)
São Paulo
Práticas
Ação educativa para serviços ambulantes de alimentação no município de Campinas
São Paulo