Olá,

Visitante

Educação Permanente Remodelando e Melhorando Indicadores de Saúde no Município de Cajazeirinhas-Pb

Trata-se de um relato de experiência sobre ação de EPS (Educação Permanente em Saúde) como dispositivo e ferramenta do monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho da APS do município de Cajazeirinhas- PB. A intervenção foi desenvolvida no período de Janeiro a Dezembro de 2021, onde os 07 indicadores de desempenho foram monitorados e avaliados individualmente a cada quadrimestre, e o cálculo do ISF (Indicador Sintético Final), medido na mesma periodicidade. De forma mensal e individual e quadrimestral referente ao 1º, 2º e 3º quadrimestre de 2021. Onde as Equipes da APS discutiram e promoveram o reconhecimento dos resultados alcançados, das inconsistência dos dados registrados no PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) e a efetividade da necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção por indicador através de reuniões semanais, contratação de um software que atendeu as necessidades de modernização da gestão no monitoramento e avaliação das Ações e Serviços de Saúde ofertados nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), definiram as prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da assistência no território, realizando um plano de ação para cada estratégia nos indicadores de Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas, monitorando os cadastros individuais por Agente Comunitário de Saúde, identificação dos cadastros duplicados de cidadãos dentro do e-SUS PEC.

Apontando a organização de ações em saúde no Município de Cajazeirinhas no que se refere em melhorar o cumprimento dos indicadores estabelecidos em 2020 pelo Ministério da Saúde que muda e implementa as regras do Previne Brasil e visando atender as exigências do para um atendimento com mais qualidade e fidedignidade nas informações de saúde, foi implantado o Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS PEC). E em fevereiro de 2021 para facilitar o processo de Monitoramento e Avaliação, o município começou a fazer uso do app e-SUS Feedback que permite acompanhar os resultados do previne Brasil a partir dos celulares e computadores. Informatizando suas equipes da Estratégia de Saúde da Família e definindo as prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da APS no território realizando um plano de ação para cada estratégicas de Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas, monitorando os cadastros individuais por Agente Comunitário de Saúde. Desta forma ficando fácil identificar e corrigir as fragilidades. Onde logo foi possível observar que 4 dos 7 indicadores do Programa Previne Brasil estavam abaixo da meta no mês de fevereiro de 2021, assim entre fevereiro e março do mesmo ano, observa-se o crescimento em 6 dos 7 indicadores. Diante do exposto acima surge o seguinte questionamento: como a educação permanente pode remodelar e melhorar os indicadores de saúde no município de Cajazeirinhas?

O presente relato expôs uma experiência exitosa, pois podemos perceber que o processo de monitoramento e avaliação integrado ao dia a dia de trabalho das equipes, junto com a Educação Permanente em Saúde e implementação das ações voltadas para os indicadores com déficit, melhorou de forma significativa os 07 indicadores do Previne Brasil.Com a informatização o município também amplia as possibilidades de envio correto de dados e atendimentos aos requisitos do Programa Previne Brasil para maximizar os recursos Federais repassados na captação ponderada ao pagamento por desempenho e ações estratégicas.O processo de monitoramento foi integrado ao processo de trabalho dos profissionais das duas equipes no município, como também todos têm acesso ao app eSUS Feedback, tornando-se essa ferramenta de grande relevância para nosso trabalho, servindo de experiencia exitosa para outras gestões municipais.

Principal

Patricia Doris Farias Fontes

patriciafontesdoris@gmail.com

A prática foi aplicada em

Cajazeirinhas

Paraíba

Nordeste

Instituição

RUA: PROJETADA S/N

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Patricia Doris Farias Fontes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba