Educação permanente como política adotada para melhorar o processo de trabalho

A política de educação permanente em saúde está fundamentada no conceito Educação Permanente em Saúde (EPS) . A EPS é uma estratégia para qualificar os profissionais através de desafios do cotidiano do trabalho . Na Secretaria de Saúde de Petrópolis (SMS) , ela acontece através de diferentes encontros, procurando melhorar a qualificação profissional para assistência à saúde da população.

Demonstrar como acontece a EPS para profissionais da SMS e apresentar os dados levantados através banco de dados do Núcleo de Gestão em Saúde sobre os encontros de EPS .

Com a implementação da EPS, realizamos em 2018, 39 seminários, 40 Rodas temáticas por categoria profissional, 10 encontros com a população e 44 Rodas regionais. Esses encontros buscaram transformar as práticas profissionais e garantir uma qualidade da atenção à saúde prestada à população. Nesses encontros participaram mensalmente: 68 enfermeiros, 41 médicos, 27 dentistas, 27 ASBs , 60 técnicos de enfermagem, 265 ACSs, 05 psicólogos, 05 Nutricionistas, 04 assistentes sociais, 04 educadores físicos, 04 farmacêuticos, 04 fisioterapeutas da AB .

Principal

Maria Zenith Nunes Carvalho

zenao@oi.com.br

Coautores

Maria Zenith Nunes Carvalho

A prática foi aplicada em

Petrópolis

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis (RJ)

Av. Barão do Rio Branco, 2846 - Centro, Petrópolis - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Maria Zenith Nunes Carvalho

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

31 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas