- Educação, Informação e Comunicação em Saúde
Maria do Socorro Melo Brandão
- 05 nov 2024
As ações de educação ambiental e saberes tradicionais desenvolvidas pelo Coletivo de Erveiras e Erveiros do Salgueiro, comunidade da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro consiste em ações diversas voltadas a preservação do meio ambiente e a promoção da qualidade de vida.
Com o desmatamento gigantesco praticado nas encostas do Maciço da Tijuca, em específico na comunidade do Salgueiro, muitos problemas foram vivenciados. Na história do território devemos ressaltar a grande destruição de residências e morte de moradores causadas pela incidência de chuvas. Além da erosão do solo, o desequilíbrio ambiental gerou um desabastecimento das nascentes, piorando radicalmente a qualidade de vida dos moradores do território. Nota-se também uma ocupação desordenada do espaço da comunidade, via de regra desassistida dos serviços urbanos estruturantes como saneamento e coleta de lixo.
A experiência do coletivo é perfeitamente reaplicável em outros territórios, principalmente no entorno da Floresta da Tijuca. Pois urge, nos referidos lugares, intensificar o plantio de árvores frutíferas, o desenvolvimento de oficinas de capacitação sobre plantas medicinais, a produção de suco verde, chás, xaropes e unguento.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO