Educação ambiental e saberes tradicionais na comunidade do Salgueiro, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ)

As ações de educação ambiental e saberes tradicionais desenvolvidas pelo Coletivo de Erveiras e Erveiros do Salgueiro, comunidade da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro consiste em ações diversas voltadas a preservação do meio ambiente e a promoção da qualidade de vida.

Com o desmatamento gigantesco praticado nas encostas do Maciço da Tijuca, em específico na comunidade do Salgueiro, muitos problemas foram vivenciados. Na história do território devemos ressaltar a grande destruição de residências e morte de moradores causadas pela incidência de chuvas. Além da erosão do solo, o desequilíbrio ambiental gerou um desabastecimento das nascentes, piorando radicalmente a qualidade de vida dos moradores do território. Nota-se também uma ocupação desordenada do espaço da comunidade, via de regra desassistida dos serviços urbanos estruturantes como saneamento e coleta de lixo.

A experiência do coletivo é perfeitamente reaplicável em outros territórios, principalmente no entorno da Floresta da Tijuca. Pois urge, nos referidos lugares, intensificar o plantio de árvores frutíferas, o desenvolvimento de oficinas de capacitação sobre plantas medicinais, a produção de suco verde, chás, xaropes e unguento.

Principal

Denise Vieira dos Santos

educacaoambiental@gmail.com

Coautores

Denise Vieira dos Santos

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Coletivo de Erveiras e Erveiros do Salgueiro

Uma organização do tipo

Terceiro Setor

Foi cadastrada por

Denise Vieira

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

25 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas