INTRODUÇÃO:A estratégia de criar o Apoio Institucional do Conselho Estadual dos Secretários de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) surgiu no ano de 2014 e tem como objetivo promover articulações e desenvolvimento entre gestores municipais de saúde e sua entidade. Isto acontece por meio da organização de uma rede de cooperação, que visa ampliar a capacidade técnica e política entre gestores municipais e o COSEMS/BA, fortalecendo o Sistema único de Saúde (SUS).O Apoio Institucional também faz parte do projeto Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, em parceria entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Ministério da Saúde, via Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). De fundamental importância se apresenta o Apoiador que incorpora o papel de um maestro com sua batuta capaz de ativar espaços coletivos, através de arranjos ou dispositivos que propiciem a interação entre sujeitos. O Apoiador é capaz de reconhecer as relações de poder, afeto e a circulação de saberes, visando a viabilização dos projetos pactuados por atores institucionais e sociais, assume função de mediador na construção dos compromissos, agindo semprena perspectiva do coletivo, despertando a consciência crítica e fortalecendo a democracia. Ainda, o Apoio se preocupa com questões subjetivas relacionadas ao sentimento e auto estima do Gestor, o que é de grande relevância para a harmonia do trabalho e sucesso das ações.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Conhecer o sentimento do Gestor de Saúde da Região Centro Leste acerca do Apoio do COSEMS-Ba e fortalecer a relação Apoio\Gestor.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:Se o conhecimento científico é sempre uma busca de articulação entre uma teoria e uma realidade empírica, o método é o fio condutor para se formular esta articulação. De acordo Gil (1999), os métodos esclarecem acerca dos procedimentos lógicos e deverão ser seguidos no processo de investigação científica dos fatos, da natureza e da sociedade. Neste trabalho, a metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa que procurou dar enfoque ao caráter subjetivo do objeto a ser analisado, ou seja, busca compreender o comportamento, estudando suas particularidades e experiências individuais, entre outros aspectos. A pesquisa qualitativa se apresenta como uma boa opção quando as hipóteses não estão definidas e o objetivo é explorar o comportamento do Gestor. Para atingir este objetivo foi utilizado um questionário, contendo 3(três) questões, encaminhado através de instrumentos eletrônicos (e-mail e wattsapp). Estes, foram devidamenete respondidos por todos os envolvidos e devolvidos ao Apoio através dos mesmos instrumentos(wattsapp e e-mail). Alguns Gestores sentiram a necessidade de externar seus sentimentos através de ligações telefônicas.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:Na pesquisa qualitativa, as respostas costumam não ser objetivas , ou seja, os resultados obtidos não são contabilizados em números exatos. A Coleta de dados foi realizada através de discussões em grupos e conversas individuais por meio presencial, ligações telefônicas e por instrumento remoto (e-mail e watsapp). As questões foram: “Qual a importância do Apoio para sua Gestão?”

CONCLUSÕES:A problemática a respeito do aumento do aumento de ações judiciais junto às Secretarias de Saúde vem sendo crescentemente aceito “como um direito social básico nas modernas sociedades, o conceito de ‘efetividade’ é por si só, algo vago” (CAPPELLETTI, 2002, p.15). Ainda segundo o Autor o Estado permanece passivo, com relação a problemas tais como a aptidão de uma pessoa para reconhecer seus direitos e defendê-los adequadamente, na prática. Ainda que haja legitimidade nas ações de judicialização em comento, importante salientar que os Gestores de Saúde precisam encontrar um ponto de equilíbrio, onde o Judiciário possa estreitar laços e conspirar para que a materialização do SUS verdadeiramente aconteça.

Principal

Miriam Santos Caldas de Oliveira

eulu.sn@hotmail.com

Coautores

Miriam Santos Caldas de Oliveira

A prática foi aplicada em

Todos os Municípios (BA)

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

23 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io agario https://www.symbaloo.com/mix/yohoho-io-github unblocked games 76 unblocked 76 games new unblocked games kays unblocked games retro bowl retro bowl unblocked cool math games unblocked games for school yohoho lesson guru baseball bros classroom 6x unblocked