Diferente é o mundo que queremos: Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Dores de Campos acolhe e sonha junto com pais de autistas

O grupo de apoio aos pais de crianças diagnosticadas com o TEA (Transtorno do Espectro Autista) teve sua origem a partir da troca de experiências entre os profissionais que atuam no Nasf de Dores de Campos (MG) e também com profissionais que atuam na rede de apoio na qual foi possível observar um aumento significativo dos diagnósticos. A partir desse intercâmbio multiprofissional, notou-se através dos serviços da Clínica de Terapia e Reabilitação APAE Dores de Campos que as crianças diagnosticadas são acolhidas por uma equipe visando o seu desenvolvimento afetivo, educacional, social e sua saúde física e mental. Porém com a conclusão diagnóstica e mesmo com todo suporte para os filhos, foi possível perceber que esses pais também necessitavam de cuidados. Dessa forma, em Julho de 2018 nasceu o Grupo de Pais TEAmem, que é uma junção do nome do transtorno (TEA)+(o verbo amar/amem) que traduz o sentimento e um desejo do grupo de que eles se amem.

O principal objetivo do grupo é propiciar aos pais um espaço acolhedor no qual eles possam trabalhar seus sentimentos e compartilhar suas experiências acerca da realidade vivenciada com seus filhos. Os encontros são mensais, toda ultima quinta feira do mês, na sala do Nasf, localizado na Policlínica Municipal e é coordenado pelas psicólogas Juliana, Ednilce, e com o apoio da nutricionista Samantha. O grupo é realizado mensalmente com duração de uma a duas horas e conta com a participação de aproximadamente 10 pais, sendo a maioria mães. Os principais métodos utilizados são dinâmicas de grupo e auto reflexão com temáticas voltadas para o autoconhecimento, a fim de proporcionar uma reflexão acerca das suas principais fragilidades e potencialidades. Outro método utilizado são as palestras educativas, que acontecem a partir das principais demandas geradas pelo grupo, as quais são ministradas por profissionais de áreas a fins.

Conforme relato dos participantes, com o apoio do grupo, foi possível administrar o tempo e reorganizar suas rotinas, priorizando o seu bem estar. Além de se mostrarem bastante satisfeitos com a troca de experiências, pois o momento do grupo é na maioria das vezes o único espaço para compartilharem suas angústias, sofrimentos, conquistas e evoluções. Houve também uma boa aceitação, com a criação do grupo de WhatsApp, onde os pais compartilham diariamente as dificuldades e conquistas de seus filhos e deles próprios, o que possibilitou mais ainda o fortalecimento dos vínculos e a proximidade da equipe, sempre na intenção de dar amor à aqueles que cuidam com muito amor. Pode-se exaltar que o grupo tem sido um aprendizado constante não só para os pais, mais como para a equipe envolvida. Para eles saberem que não sou a única a passar por isso, que isso é normal nessa fase, começa a trazer algum alívio. E para a equipe, o fato de poder contribuir com a saúde psicossocial desses pais, através do afeto, do amor, carinho e atenção, não tem preço, pois o modo como eles transmitem estes cuidados aos seus filhos é o que o grupo TEAmem verdadeiramente deseja.

Principal

Stephania Carine Brandão Malta

BRANDAOMALTA@YAOO.COM.BR

Coautores

Juliana Cardoso Aliani, Ednilce Nogueira, Samantha Brandão

A prática foi aplicada em

Dores de Campos

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Dores de Campos (MG)

Rua Francisco Bernardes, 154 - Dores De Campos, Dores de Campos - MG, 36213-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Stephania Carine Brandão Malta

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

09 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas