O município de Queimadas está situado na região semiárida do Estado da Paraíba. Possui aproximadamente 50.200 habitantes (IBGE/2022), sendo a 12ª cidade da Paraíba em números de habitantes. Dispõe de uma rede de saúde com 18 Unidades de Saúde da Família e 15 Unidades Âncoras, 2 Policlínicas, 01 Centro de Fisioterapia e Reabilitação, 01 Equipe de Atenção Domiciliar, 01 hospital Regional Estadual que juntos facilitam o acesso da população aos serviços de saúde.
Nesse sentido, enfatiza-se que o município é limítrofe com diversas cidades da 15 região de saúde, atualmente conta com um total de 336 gestantes realizando pré-natal na rede de saúde, e um total de 1073 crianças menores de 01 anos em idade vacinal, sendo esse o público alvo das ações educativas sobre a importância da vacina na prevenção de doenças, bem como de busca ativa vacinal. A partir da necessidade de ampliar a vacinação de BCG no município, desde 2021 com baixa cobertura, devido à pouca quantidade de insumos, baixa procura, a vacinação em municípios vizinhos, observou-se a necessidade de rever as práticas e reorganizar junto com os profissionais de saúde para evitar perca de dose, ampliar o acesso a mulheres e seus recém- nascidos.
Nesse sentido, a secretaria de saúde através de ações da Vigilância em Saúde, coordenação de imunização em articulação com a atenção primária e outras secretarias iniciou as atividades de educação em saúde, e descentralização da imunização para aumento da cobertura vacinal de BCG.
Objetiva
Ampliar a vacinação da BCG e hepatite B aos recém nascidos em tempo oportuno;
Realizar descentralização da sala de vacina em articulação com o Hospital Regional de Queimadas-PB;
Realizar educação em saúde em grupos de gestantes e salas de espera sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças.
Metodologia
O caminho metodológico percorrido é do tipo descritivo de relato de experiência para o aumento da cobertura vacinal da BCG e Hepatite B as crianças recém-nascidas. Desde 2022, vem sendo discutido no município formas de ampliar a cobertura da BCG, diante da dificuldade que existia em relação ao quantitativo de doses mensais, o elevado número de nascimentos e a baixa adesão a vacinação.
Diante disto, para o alcance dos objetivos foram necessárias três etapas. A primeira correspondeu a reunião de alinhamento com os profissionais de saúde e coordenação para realização das atividades educativas, e pactuação de local centralizado para execução da vacina BCG e evitar perca doses, na sequencia foi realizada reunião com diretoria do Hospital Regional de Queimadas-PB para abrir uma sala de vacina no hospital e este destinar um profissional para realizar a vacinação, desta forma após o nascimento garantimos as vacinas em tempo oportuno.
A segunda etapa, correspondeu a estruturação da sala de vacina no hospital e treinamento prático da profissional enfermeira do hospital em sala de vacina em especial na BCG e Hepatite B, que foi realizado na ESF Central do município, e também treinamento para informação no SI-PNI web. A terceira etapa foi o início da atividade de vacinação no hospital, bem como a melhoria e ampliação do acesso ao imunizante.
Diante da pouca quantidade de insumo da vacina BCG no ano de 2021, da necessidade de ampliar a coberturas vacinal e alcançar um maior publico, bem como da necessidade de descentralizar o serviço para alcançar o publico alvo ainda na unidade hospitalar, ao longo dos últimos anos tentamos aumentar as ações educativas, a busca ativa, e a descentralização da sala de vacina com apoio intersetorial do Hospital Regional para ampliar o acesso ao imunizante.
É sumario que a população compreenda a importância da vacinação, assim como da BCG na prevenção da tuberculose e suas formas graves ainda na infância. Com a implementação da vacina BCG concentrada uma sala de vacina conseguiu-se evitar o desperdício de doses, e alcançar um maior número de crianças.
Outrossim, a realização das atividades educativas nos grupos de gestante das unidades de saúde, grupo de gestantes do CREAS em articulação com a Secretaria de Desenvolvimento Social possibilitou empoderar as mulheres e futuras mães de conhecimento sobre a importância da imunização na prevenção de doenças, ressalta-se que as atividades educativas foram desenvolvidas de modo a incentivar a vacinação na primeira infância, assim como aproveitado o momento para imunizar as gestantes em atraso vacinal.
A descentralização de uma sala de vacina em articulação com o Hospital Regional Estadual em 2023 possibilitou ampliar a cobertura de vacinação da BCG de 39,81% em 2021 para 9336%, em 2024, tal fato demonstrou que a iniciativa foi assertiva, possibilitando ainda imunizar recém-nascidos de Queimadas, como de outras cidades que por venturam nascem no Hospital Regional, sendo um benefício para toda região no tocante a imunização.
O envolvimento dos atores foi determinante para o alcance dos resultados obtidos, bem como a participação das usuárias gestantes na busca pela imunização de seus filhos após o parto. A articulação intersetorial com a Secretaria de Desenvolvimento Social favoreceu o alcance do público alvo e o sucesso das ações educativas, bem como garantir imunização das gestantes como resultado subjacente.
A articulação com o Hospital Regional favoreceu e ampliou o acesso a imunização das crianças ao nascer tanto de residentes de Queimadas como de outros municípios que são regulados para o nascimento no hospital. Desse modo, conseguimos fortalecer o SUS, a gestão, garantir a imunização e tendo como consequência a qualidade de vida dos recém-nascidos.
No entanto, ainda é necessário manter as atividades de educação em saúde constantes voltadas para imunização, manter o trabalha aberta as salas de vacina e a oferta do imunizante em tempo oportuno, bem como a informação da aplicação no SI-PNI/PEC.
Rua Sebastião Lucena, Queimadas - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO