- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
ELINETE OTONI LADISLAU
- 20 set 2024
Amapá
A portaria GM 1.559 de 01 de agosto de 2008, que instituiu a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), tratando da regulação de sistemas de saúde, regulação da assistência à saúde e regulação do acesso à assistência, sendo as três dimensões integradas entre si. A nova gestão municipal resolveu implantar um projeto de informatização totalmente web, que pudesse a princípio interligar a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Municipal e, posteriormente, as unidades básicas de saúde para fazer essa marcação diretamente através de um sistema de cotas. O sistema em questão abrangeu não só a marcação e o ambulatório do hospital, mas também a urgência/emergência da unidade, internação, faturamento, almoxarifado e farmácia hospitalar. Vale ressaltar que com relação a marcação de consultas e exames, o objetivo foi solucionar os problemas na prestação de serviço dentro do próprio município, visto que para a regulação regional e estadual já eram utilizadas as ferramentas disponibilizadas pelo estado e por municípios recebedores de atendimentos na nossa regional, no caso o município de Palmares e que também são e continuaram sendo operadas pela Central de Regulação Municipal.
O município de Barreiros no litoral sul de Pernambuco tem uma rede municipal de saúde formada por onze unidades de programa de saúde da família, um Samu, um Nasf e o hospital de cinquenta leitos e moderna estrutura que foi inaugurada em 2013, visto que o anterior havia sido inteiramente destruído pelas enchentes que atingiram o município no ano de 2010. Antes da informatização a marcação de consultas e exames no ambulatório do Hospital Distrital Jailton Messias de Albuquerque, se dava através de cadernos e formulários preenchidos a mão, que saiam da Secretaria Municipal de Saúde para o ambulatório e lá, por sua vez, a ficha de atendimento ambulatorial também era feita a mão. A população tinha que se deslocar com os encaminhamentos obtidos nas unidades básicas de saúde e comparecer pessoalmente em dias determinados enfrentando longas filas. Em todo esse processo havia muitos problemas de identificação dos pacientes, erros na identificação de homônimos e uma grande dificuldade de estratificar os pacientes atendidos com identificação de procedência e demais informações estatísticas. A própria sintetização e contagem para faturamento se dava de forma manual e sujeita a vários erros.
Este projeto de regulação está contribuindo para melhorar, acesso, qualidade, informação e planejamento das ações de saúde, muito em breve o município de Barreiros estará ampliando o seu uso, com a colocação de computadores e internet nas Unidades de Saúde da Família, descentralizando ainda mis o fluxo de marcações de consultas e exames e, trazendo mais comodidade a sua população. O uso da tecnologia se mostrou fundamental para melhorias do acesso e controles nesse setor.
Este projeto pode ser aplicado em outros municípios que realizam ações semelhantes, onde ressaltamos a importância do comprometimento e apoio da direção para que os processos aconteçam unicamente via sistema, já que existe uma reação natural das pessoas diante de qualquer mudança e sobretudo no começo esse apoio e supervisão são fundamentais. Com o andamento do projeto e diante das facilidades de uso, naturalmente todos passam a ser aliados da ferramenta, não querendo mais retornar à situação anterior.
R. Ayres Belo, 136 - Centro, Barreiros - PE, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO