A Fundação Padre Pio (comunidade terapêutica casa de vida verdadeira) iniciou seus trabalhos no ano de 2009, localizada no povoado barreiros no município de Água Branca (PI). A instituição tem como objetivo a prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes de álcool e outras drogas, através da programação de amor à vida. Atendendo no momento 21 internos com capacidade de até 30 usuários, o público alvo de atendimento são pessoas do sexo masculino com faixa etária entre 18-60 anos de idade. A dependência química compromete a vida de aproximadamente 10% da população mundial. as comunidades terapêuticas, oferecem alternativas para o atendimento às pessoas dependentes de substâncias psicoativas, desejosas de tratamento. A Secretaria Municipal de Saúde de Água Branca (PI) apoia as organizações não governamentais no desenvolvimento de ações de recuperação, promoção e prevenção em saúde.
Promover a qualidade de vida deste grupo de usuários de drogas em que eles possam vivenciar um ambiente acolhedor, prevenção de doenças emocionais, controle da abstinência, artística e verbal, promovendo bem-estar físico e mental. O Nasf AB de Água Branca (PI) acompanha de perto o grupo de usuários de drogas que estão em tratamento na comunidade terapêutica Padre Pio, e após levantamento quantitativo dessas pessoas, observou uma grande quantidade de usuários que apresentam alterações físicas, motoras e ou mentais, com a utilização de um instrumental técnico-operativo para intervir diretamente com o fornecimento de informações úteis. Realizados encontros quinzenais, com duração variando de acordo com a atividade proposto (realização de exercícios físicos, oficinas de ajuda mútua na troca de experiências, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, palestras, etc.) e em seguida aplicado o questionário de avaliação da qualidade de vida destes usuários (WHOQOL BREF).
Proporcionar um espaço de socialização e promoção de saúde física e mental Avaliação com o questionário whoqol brefi, realizado com usuários que residem na casa de vida verdadeira, homens, correspondendo a 10 pacientes 50,2%. A idade variou entre 18 e 60 anos. os resultados representam a satisfação dos pacientes quanto à saúde observou-se um aumento de 80,0% após inicio das praticas integrativas e atividade física Houve o predomínio de satisfação com a qualidade de vida quanto ao domínio psicológico cerca de 75%, representado pelos 10 usuários. A atuação da equipe multiprofissional agiu na melhoria da qualidade de vida dos usuários residentes na comunidade terapêutica, Portanto através de um plano de ação baseado em educação em saúde e pautado na importância da prática do exercício físico, orientações multiprofissional e articulação intersetorial de atuação ao usuário do SUS, pretende-se difundir uma mudança na implementação de estratégias eficientes para superar problemas como abstinência e melhorar sua qualidade de vida.
Alto Ville ' Água Branca, Água Branca - PI, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO