Olá,

Visitante

Controle da Leishmaniose Visceral em Humanos Através do Encoleiramento de Cães Negativos com Coleira Impregnada com Inseticida Deltametrina a 4% e Eutanásia de Cães Positivos.

O CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES – CCZ DE GURUPI- TO, IMPLANTOU OS TESTES TR DPP EM CÃES DO MUNICÍPIO A PARTIR DE JUNHO DE 2013 EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO COM A INTENÇÃO DE DETECTAR E DIMINUIR A POPULAÇÃO CANINA INFECTADA. NO PERÍODO DE JUNHO DE 2013 ATÉ MAIO DE 2014 FOI REALIZADOOS TESTES TR DPP. O MATERIAL SOROLÓGICO DE CÃES COM RESULTADOS POSITIVOS ERA ENCAMINHADO PARA O LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO TOCANTINS – LACEN NO MUNICÍPI DE PALMAS – TO, ONDE FOI REALIZADO O EXAME ENZIMAIMUNOENSAIO PARA CONFIRMAÇÃO DO RESULTADO. CONFIRMADO O RESULTADO, O CÃO ERA RECOLHIDO E EUTANASIADO. ALÉM DOS PROCEDIMENTOS CITADOS ACIMA, A PARTIR DE JUNHO DE 2014 FOI INCREMENTADA A DISTRIBUIÇÃO DE COLEIRAS IMPREGNADAS COM DELTAMETRINA A 4% DOADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA ANIMAIS COM RESULTADO NEGATIVO NO TESTE TR DPP.O OBJETIVO DA EXPERIÊNCIA FOI A REDUÇÃO DA INFECÇÃO CANINA POR LEISHMANIA CHAGASI E CONSEQUENTEMENTE A REDUÇÃO DO ÍNDICE DE LEISHMANIOSE VISCERAL EM HUMANOS.O PROJETO FOI DESENVOLVIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI–TO, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE E CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSE E TEVE COMO PARCEIROS O MINISTÉRIO DA SAÚDE E A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO TOCANTINS.

A LV NO MUNICIPIO DE GURUPI A PARTIR DE 2013 REGISTROU NUMEROS SIGNIFICATIVOS DE CASOS CONFIRMADOS EM HUMANOS COMPARADOS EM ANOS ANTERIORES, ONDE A CLASSIFICAÇÃO EPIDEMIOLOGICA ERA CONSIDERADA EXPORÁDICA. DEVIDO ESSE AUMENTO FORAM ADOTADAS MEDIDAS PREVENTIVAS EM HOSPEDEIROS, TAIS COMO: TESTE tr DPP, ENZIMAIMUNOENSAIO, USO DE COLEIRAS IMPREGNADAS COM DELTAMETRINA A 4% E EUTANÁSIAS EM CÃES.

A EXPERIÊNCIA TEM GRANDE APLICABILIDADE EM REGIÕES CONSIDERADAS ENDÊMICAS, VISTO QUE O IMPACTO NA REDUÇÃO DE CÃES INFECTADOS E A REDUÇÃO DE CASOS EM HUMANOS DEVEM SER O OBJETIVO AO ADOTAR MEDIDAS DE COMBATE A LV.O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS E AÇÕES REALIZADAS É FEITO ATRAVÉS DOS TESTES TR DDP E ENZIMAIMUNOENSAIO EM CÃES E ACOMPANHAMENTO DO NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES EM HUMANOS, PODENDO ASSIM IDENTIFICAR SE O ÍNDICE DE PREVALÊNCIA DA DOENÇA ESTA SOB CONTROLE.

Principal

Ronaldo Valadares Veras Junior

tileko_veras@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Gurupi

Tocantins

Norte

Instituição

AVENIDA PERNAMBUCO 1345

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ronaldo Valadares Veras Junior

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba