Olá,

Visitante

Controle da Leishmaniose Visceral em humanos através do encoleiramento de cães negativos com coleira impregnada com inseticida Deltametrina a 4% e eutanásia de cães positivos

O CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES CCZ DE GURUPI- TO, IMPLANTOU OS TESTES TR DPP EM CÃES DO MUNICÍPIO A PARTIR DE JUNHO DE 2013 EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO COM A INTENÇÃO DE DETECTAR E DIMINUIR A POPULAÇÃO CANINA INFECTADA. NO PERÍODO DE JUNHO DE 2013 ATÉ MAIO DE 2014 FOI REALIZADO OS TESTES TR DPP. O MATERIAL SOROLÓGICO DE CÃES COM RESULTADOS POSITIVOS ERA ENCAMINHADO PARA O LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO TOCANTINS – LACEN NO MUNICÍPIO DE PALMAS – TO, ONDE FOI REALIZADO O EXAME ENZIMAIMUNOENSAIO PARA CONFIRMAÇÃO DO RESULTADO. CONFIRMADO O RESULTADO, O CÃO ERA RECOLHIDO E EUTANASIADO. ALÉM DOS PROCEDIMENTOS CITADOS ACIMA, A PARTIR DE JUNHO DE 2014 FOI INCREMENTADA A DISTRIBUIÇÃO DE COLEIRAS IMPREGNADAS COM DELTAMETRINA A 4% DOADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA ANIMAIS COM RESULTADO NEGATIVO NO TESTE TR DPP.O OBJETIVO DA EXPERIÊNCIA FOI A REDUÇÃO DA INFECÇÃO CANINA POR LEISHMANIA CHAGASI E CONSEQUENTEMENTE A REDUÇÃO DO ÍNDICE DE LEISHMANIOSE VISCERAL EM HUMANOS.O PROJETO FOI DESENVOLVIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI–TO, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE E CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSE E TEVE COMO PARCEIROS O MINISTÉRIO DA SAÚDE E A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO TOCANTINS.

A LV NO MUNICIPIO DE GURUPI A PARTIR DE 2013 REGISTROU NUMEROS SIGNIFICATIVOS DE CASOS CONFIRMADOS EM HUMANOS COMPARADOS EM ANOS ANTERIORES, ONDE A CLASSIFICAÇÃO EPIDEMIOLOGICA ERA CONSIDERADA EXPORÁDICA. DEVIDO ESSE AUMENTO FORAM ADOTADAS MEDIDAS PREVENTIVAS EM HOSPEDEIROS, TAIS COMO: TESTE tr DPP, ENZIMAIMUNOENSAIO, USO DE COLEIRAS IMPREGNADAS COM DELTAMETRINA A 4% E EUTANÁSIAS EM CÃES.

A EXPERIÊNCIA TEM GRANDE APLICABILIDADE EM REGIÕES CONSIDERADAS ENDÊMICAS, VISTO QUE O IMPACTO NA REDUÇÃO DE CÃES INFECTADOS E A REDUÇÃO DE CASOS EM HUMANOS DEVEM SER O OBJETIVO AO ADOTAR MEDIDAS DE COMBATE A LV.O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS E AÇÕES REALIZADAS É FEITO ATRAVÉS DOS TESTES TR DDP E ENZIMAIMUNOENSAIO EM CÃES E ACOMPANHAMENTO DO NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES EM HUMANOS, PODENDO ASSIM IDENTIFICAR SE O ÍNDICE DE PREVALÊNCIA DA DOENÇA ESTA SOB CONTROLE.

Principal

Ronaldo Valadares Veras Junior

tileko_veras@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Gurupi

Tocantins

Norte

Esta prática está vinculada a

AVENIDA PERNAMBUCO 1345

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ronaldo Valadares Veras Junior

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

24 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Capacitação em Boas Praticas Sanitárias para Bares, Bistros e Gastros, 2024
Práticas
Vigilância sanitária de Ipatinga: um olhar na educação sanitária junto ao setor regulado
Práticas
Sensibilizar para conscientizar: Educação em saúde no combate as arboviroses no município de Ipatinga
Todos os Estados (Sudeste), Minas Gerais
Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba