Olá,

Visitante

Construção do Plano Municipal de Saúde: A Elaboração Participativa com Ênfase na Gestão e Organização da Atenção Básica

o Plano Municipal de Saúde (PMS) é um elemento primordial para o planejamento das ações de saúde.É um instrumento que busca explicitar o caminho a ser seguido pela Secretaria de Saúde a partir da explicitação de diretrizes, objetivos, ações, indicadores e metas. o PMS embasará as decisões, sendo um processo dinâmico que pode ser alterado se apresentar a necessidade. o PMS traz a participação dos usuários em sua formulação de maneira dinâmica e democrática, para a apresentação dos problemas e da construção de sugestões que envolvem a capacidade de gestão e a responsabilidade social na busca de saídas para as problemáticas encontradas. Foi construído o PMS 2018 a 2021 com a formulação ações e políticas públicas pautadas na necessidade local,. A dinâmica proposta oportunizou a gestão e os profissionais de saúde à realizar ações voltadas ao que realmente a área adscrita e sua população necessita.

Proporcionar a viabilidade dos processos de trabalho e da gestão, a solução de problemas e o atendimento de necessidades individuais e coletivas. Possibilitar a organizar através do Conselho Municipal de Saúde (CMS) reunião com todos os seguimentos. A secretaria de saúde de Santa Rosa de Lima – SC e os conselheiros de saúde organizaram o II Fórum de Participação Popular (o primeiro havia sido realizado em 2006), que ocorreu em maio de 2017, com o intuito de nortear a elaboração do PMS e do Plano Plurianual (PPA) comparticipação ativa da comunidade.Para a organização do fórum houve a mobilização dos usuários por meio do envio de convites para as comunidade e as associações, os Agentes Comunitários convidaram durante a visita e houve divulgação pelas redes sociais.Destaca-se que o PMS é um processo dinâmico e ao final de cada ano é realizado uma reunião com os usuários para reavaliar ações, realizado na área central do município, próximo a única Unidade de Saúde.

A construção do PMS se consolida como um instrumento de gestão democrática e participava. A elaboração participativa possibilitou a observação da situação em saúde, trazendo em detalhes as vivências dos usuários, colocando em análise a produção do PMS e o processo de construção do SUS. Os profissionais de saúde elencaram como de suma importância a visão do gestão, de incentivar a participação dos profissionais neste processo, não ficando a cargo apenas de uma equipe administrativa. A confecção de um PMS é o processo de mobilização de toda a comunidade. o fórum de participação popular teve ampla participação, destaca-se que 8% da população participou ativamente do Fórum e consequentemente na gestão e organização da saúde municipal.A participação popular enriquece todas as discussões em relação à saúde e deve ser estimulado em todos os municípios brasileiros.Destacamos a importância desse instrumento de gestão e do momento de participação para a verdadeira efetivação do SUS, alicerçada no planejamento de modo participativo em consonância com as necessidades dos usuários, sendo muito importante para a gestão municipal.

Principal

Vanessa Batista Pacheco

vanessa.tenfen.batista@hotmail.com

Coautores

Siuzete Vandresen Baumann, Daiane Laurindo,

A prática foi aplicada em

Santa Rosa de Lima

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Beatriz Loch, Sn, Centro, Santa Rosa De Lima - Sc

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Siuzete Vandresen Baumann

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal