Olá,

Visitante

Construção da Agenda Compartilhada Contribuindo para o Fortalecimento do Processo de Planejamento em Saúde no Município de Itacoatiara/Am.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Fortalecer o processo de planejamento local em saúde através da construção de uma Agenda Compartilhada.DINÂMICAS E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O processo de trabalho inicialmente ocorreu através de reuniões mensais com todas as áreas técnicas da Secretaria de Saúde, onde foi demandado a falta de organização e integração das ações programadas por cada área técnica. Em seguida foi elaborado um calendário de reuniões pela Coordenação de Planejamento em parceria com a Coordenação de Atenção Primária em Saúde, definindo data, local e horário das reuniões de planejamento, com intuito de programar e avaliar todas as ações de cada área técnica de saúde, através da construção de uma Agenda Compartilhada, utilizando o emprego de metodologias ativas como: rodas de conversas, dinâmicas de grupo, discussão e socialização das ações planejadas e realizadas, através de encontros quinzenais, sendo um para o planejamento e outro para avaliação, conforme calendário de planejamento, sempre às 14h00min na própria Secretaria de Saúde. INDICADORES/VARIAVEIS/COLETA DE DADOSNúmero de ações programadas e números de ações realizadas por cada área técnica da Secretaria Municipal de Saúde, considerando as ações mais prioritárias para o determinado período, bem como os relatórios dos sistemas de informação, considerando que cada coordenador monitora os indicadores de saúde (SISPACTO, PMAQ) relacionados a sua área técnica.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO Mensalmente, é realizado dois encontros com todos os coordenadores das áreas técnicas da secretaria de saúde, sendo um para planejar e outro para avaliar as ações, com discussão das dificuldades e facilidades no desenvolvimento das ações. Quadrimestralmente, é apresentado um relatório de todas as ações programadas e realizadas, bem como as metas pactuadas e alcançadas de cada área técnica da secretaria municipal de saúde, conforme data programada no calendário de planejamento.

A Secretaria de Saúde do município de Itacoatiara/AM, pela primeira vez em sua gestão conta com o setor de planejamento, cuja finalidade é planejar de forma compartilhada todasas ações de saúde no âmbito municipal, pois o Planejamento é uma ferramenta fundamental para a organização do serviço, por meio da construção de metas e objetivos e auxiliando na tomada de decisão, devendo estar presente em todos os setores da Secretaria Municipal de Saúde. Nesse sentido, com intuito de fortalecer o processo de planejamento em saúde, o município de Itacoatiara adotou como estratégia, a construção de uma Agenda Compartilhada de Saúde, onde através desta, foi possível unificar todas as ações planejadas por cada área técnica da secretaria de saúde, permitindo assim, socialização, integração e organização das ações programadas.

A experiência é de fácil aplicabilidade e gera impacto positivo, pois é preciso incorporar as práticas de planejamento em saúde. A experiência proporciona momentos de construção compartilhada e socialização das ações de saúde local, promovendo maior integração entre os coordenadores das áreas técnicas, consequentemente mudança de práticas no processo de trabalho, coisa que antes não ocorria.O processo de planejamento em saúde de forma compartilhada, constitui-se ainda em um grande desafio para a gestão municipal. No entanto, experiências exitosas como a construção da Agenda Compartilhada, que embora não seja uma ferramenta nova, porem pouco utilizada, nos permite acreditar que é perfeitamente possível incorporar a pratica do planejamento no cotidiano de nossas ações. Desta forma, a agenda compartilhada serviu para organizar/reorganizar todo o processo de trabalho a nível de coordenação local em saúde através da integração e unificação das ações em um único instrumento, fortalecendo assim o processo de planejamento em saúde no município de Itacoatiara.

Principal

Simone Cristina Pereira Ferreira

A prática foi aplicada em

Itacoatiara

Amazonas

Norte

Instituição

Rua Conselheiro Rui Barbosa,177, Bairro Centro.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Simone Cristina Pereira Ferreira

Conta vinculada

emanoel.filho@fiocruz.br

02 nov 2020

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Farol da Saúde: Monitoramento e Planejamento Estratégico em Saúde no Município de Soledade/Pb
Paraíba
Práticas
O Município de Itaperuna Inovando no Acompanhamento, Controle e Avaliação Aos Prestadores de Saúde.
Rio de Janeiro
Práticas
Ações da Gestão Municipal para o Enfrentamento da Pandemia Covid 19 em Quissamã/Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Relato da Cooperação Entre a Prefeitura de Quissamã e a Universidade Federal do Rio de Janeiro -Campus Macaé para o Enfrentamento da Covid 19
Paraíba
Práticas
Projeto e Agora, Gestor?
Paraíba
Práticas
Regulação do Acesso e Planejamento em Saúde: uma Parceria de Sucesso.
Santa Catarina
Práticas
Contratualização na Ses-DF: Resultados da Implantação de Metas nas Regiões de Saúde da Secretaria de Saúde do DF.
Distrito Federal
Práticas
Desafios para Manutenção do Vínculo e da Co-Repsonsabilização Frente a Ausência do Profissional Médico – a Equipe Multiprofissional de Saúde Sendo a Referência de Cuidado em Saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
A Atuação do Conselho Local de Saúde na Gestão da Estratégia de Saúde da Família.
Rio Grande do Sul
Práticas
Programa Municipal para Suporte Técnico Profissional Frente À Reformulação da Pnab.
Paraná