Olá,

Visitante

Comunicação Virtual por Meio do Projeto “Dicas Samu DF”

Objetivos O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por facilitadores do Projeto SAMUZINHO do Distrito Federal (SAMU/DF), de informação/comunicação em saúde com suporte do canal Youtube “DICAS SAMU DF”. Conforme diretrizes da AHA 2015, as situações de simulação foram protagonizadas por uma criança, com termo de consentimento dos responsáveis, e por uma jovem adulta, como atores, e um manequim de baixa fidelidade para simulação realística de como detectar um mal súbito. Para a prática de RCP, o cenário escolhido foi um parque onde passam 5 mil pessoas diariamente, com a finalidade de criar um cenário o mais próximo da realidade cotidiana. Para a avaliação dessa estratégia educativa, ressaltam-se: otimização do tempo de treinamento divulgação e maior acesso à informação prática baseada num cenário próximo à realidade facilidade para entendimento do leigo sem uso de termos científicos. Metodologia Conforme diretrizes da AHA 2015, as situações de simulação foram protagonizadas por uma criança, com termo de consentimento dos responsáveis, e por uma jovem adulta, como atores, e um manequim de baixa fidelidade para simulação realística de como detectar um mal súbito. Para a prática de RCP, o cenário escolhido foi um parque onde passam 5 mil pessoas diariamente, com a finalidade de criar um cenário o mais próximo da realidade cotidiana. Para a avaliação dessa estratégia educativa, ressaltam-se: otimização do tempo de treinamento divulgação e maior acesso à informação prática baseada num cenário próximo à realidade facilidade para entendimento do leigo sem uso de termos científicos.

Estudos relatam redução da morbidade e da mortalidade em situações de emergência pré-hospitalar se a primeira ajuda for prestada por leigos com treino nesta área. Nessa perspectiva, surgiu a possibilidade de oferecer educação em saúde por meio de tecnologia digital, para atingir maior cobertura da comunidade leiga. Esse ramo da tecnologia de informação tem bastante aceitação dos telespectadores.

Os resultados desse relato consolidam a importância da educação em saúde, que pode ser disseminada por meio da população, além de reforçar o consenso de que cada vez mais as pessoas buscam informações seguras em instituições confiáveis. O leigo, quando treinado para atuar, é fator determinante de sobrevida. A ferramenta apresentada mostrou-se útil e principalmente de amplo acesso, não se restringindo ao seu sítio de origem (Brasília – Brasil).

Principal

Júlia Maria de Oliveira Duarte<

juliasamudf@gmail.com

A prática foi aplicada em

Brasília

Distrito Federal

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Setor de Áreas Isoladas Norte - SAIN - Bloco B - Asa Norte

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Júlia Maria de Oliveira Duarte

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Epensando Resende: uma Experiência com Rodas de Educação Permanente em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira – Palmas (TO)
Tocantins
Práticas
Desastre, Território e Saúde : a Relação Público e Privado nas Ações de Cuidado Compartilhado.
Rio de Janeiro
Práticas
Curso básico de capacitação em atendimento pré-hospitalar para profissionais da Rede Samu 192 dos municípios do Alto Solimões
Amazonas
Práticas
Educação em Saúde: Utilizando a Tecnologia na Conscientização da População Sobre a Rede de Atenção À Saúde (Ras) de Chapadão do Sul.
Mato Grosso do Sul
Práticas
Rede de Comunicação do Controle Social: Núcleos de Comunicação dos Conselhos de Saúde
Ceará
Práticas
A Construção de Um Sistema de Informação para o Planejamento em Saúde
Santa Catarina
Práticas
Observatório Tuberculose Brasil
Rio de Janeiro
Práticas
Implementação da Coordenação da Atenção Básica
Paraná