Olá,

Visitante

Comissão de Farmácia e Terapêutica

Finalidade da experiência

Considerando que as necessidades humanas são infinitas e os recursos do SUS são finitos, buscando atender o princípio de equidade, visando o atendimento da coletividade faz-se necessário estabelecer requisitos mínimos para concessão de medicamentos oriundos de ações judiciais atendendo o princípio da reserva do possível. Desta feita, considerando a recomendação nº 31/2010 do Conselho Nacional de Justiça, a qual recomenda aos tribunais que estabeleçam parcerias entre magistrados e equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, a qual é composta por advogado, assistente social, enfermeira, farmacêutica, médicos, nutricionista e odontólogo, para auxiliar o judiciário na formação de um juízo de valor quanto a apreciação das questões envolvendo medicamentos. Com base no acima citado estabeleceu convênio com o judiciário da Comarca de Videira para prestar apoio técnico através de pareceres nas demandas que envolvem a judicialização da saúde.

O projeto tem como principal aplicabilidade o apoio a gestão, tendo impacto na diminuição das demandas judiciais com medicamentos, proporcionando o uso racional e reduzindo gastos dos recursos públicos. Conclui-se que o projeto está sendo de grande valia, gerando resultados expressivos e melhor aplicabilidade dos recursos públicos, diminuindo a demanda de processos judiciais e os já existentes, as decisões são melhores embasadas através do parecer desenvolvido pelos profissionais da saúde que compõem a Comissão de Farmácia e Terapêutica do Município de Videira.

Principal

Ricardo Buratto

eneida.dresch@videira.sc.gov.br

A prática foi aplicada em

Videira

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Antônio Ferlin, nº550

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ricardo Buratto

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de Três Rios: uma Ferramenta Estratégica de Ampliação do Acesso ao Medicamento
Rio de Janeiro
Práticas
Reestruturação e Implantação do Novo Modelo de Farmácia em Unidade Básica de Saúde no Município de Caruaru/Pe: Relato de Experiência.
Pernambuco
Práticas
Planejamento da Assitencia Farmaceutica na Rede Hospitalar
Rondônia
Práticas
Projeto Farmácia Viva com Distribuição de Fitoterápicos Município de Gaspar – S.C
Santa Catarina
Práticas
Processo de Elaboração e Implementação de Um Protocolo para Consulta Farmacêutica em uma Unidade Básica de Saúde
Espírito Santo
Práticas
A Centralização do Setor Judicial da Saúde e o Impacto Econômico no Município de São Bento do Sul/Sc
Minas Gerais
4 / 41234