Olá,

Visitante

Comissão de Cuidados com a Pele, Estomia e Incontinencia Urinária: uma Realidade no Municipio de Castro – Pr

O objetivo deste estudo é descrever o processo que culminou com a implantação da comissão e a trajetória das ações desenvolvidas até a presente data. Trata-se de pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência. Inicialmente a estruturação do trabalho foi realizada com o levantamento quantitativo do número de pacientes que necessitavam de cuidados com a pele e dos custos com os materiais tradicionalmente usados pelas unidades de saúde. Constatou-se que a relação custo benefício era desfavorável, ou seja, além do gasto elevado foi verificado também que existia uma baixa efetividade no tratamento. A partir das negociações e articulações com o gestor, a Comissão foi oficializada através da portaria Nº 208/2015 de16 de março de 2015 publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município de Castro. A Comissão tem composição mínima formada de enfermeiro, médico, fisioterapeuta e assistente social, tem caráter normativo e consultivo. Desenvolve atividades de educação permanente e atualização cientifica, prevenção e tratamento de lesões de pele, estomas, cateteres e drenos. Consonante com o projeto de ação proposto na área foi desenvolvido capacitações com profissionais da rede que atuam diretamente na assistência ao paciente, oficinas sobre o cuidado com ostomias, incontinência e coberturas para curativos de úlceras crônicas.

A necessidade de sistematizar e normatizar os atendimentos aos pacientes portadores de lesão de pele levou a Secretaria da Saúde do Município de Castro -PR criar uma Comissão de Cuidados com a Pele.

Esse grupo tem surpreendido a comissão pela crescente intensidade com que participam dos debates e temas dos encontros, indicando que existia uma demanda reprimida para esse tipo de atividade. A próxima etapa a ser implementada é a da atenção ao grupo de incontinência urinária, outro segmento da comissão com grande necessidade de atendimento. Vale destacar também a posição ética de uma gestão participativa, que tem apoiado projetos pautados em decisões técnicas colaborando com a concretização dos objetivos propostos.

Principal

Márcia Cristine Silva Prestes

marciaprestes@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Castro

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

R. Francisco de Assis Andrade, 47.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Márcia Cristine Silva Prestes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo