Olá,

Visitante

Centralização da Sala de Vacina no Município de Tapurah – Mt

O Programa Nacional de Imunização (PNI) reconhecido internacionalmente como uma das ações mais efetivas em saúde pública atualmente por meio do Calendário Nacional de Vacinação distribui gratuitamente 19 vacinas para a população, sendo 14 para crianças. As baixas coberturas alcançadas para as principais vacinas representam uma ameaça real de retorno de doenças comuns no passado, algumas inclusive já eliminadas. Para manter a vacinação de seu filho em dia, uma mãe precisa comparecer no mínimo nove vezes aos serviços de saúde, o funcionamento das unidades de saúde apenas em horário comercial prejudica o comparecimento principalmente para os responsáveis pela criança que trabalham fora. Adultos também encontram dificuldades em atualizar seu cartão de vacina, pois do mesmo modo desenvolvem suas funções laborais durante horário comercial.

Melhorar o acesso ao serviço de vacinação para a população e conseqüentemente aumentar a cobertura vacinal no município de Tapurah a Secretaria Municipal de Saúde centralizou a sala de vacina numa única unidade de saúde, sendo essa estrutura de fáciA unidade escolhida está em local estratégico no município, com estrutura anexa ao Hospital Municipal. A Secretaria de Saúde juntamente com a equipe técnica considerou a proposta do horário de atendimento estendido, a otimização das vacinas com apresentação em frascos multidoses, o dimensionamento da equipe de vacinadoras e o aumento no número de atendimentos e optaram por centralizar todas as ações de imunização. A equipe realizou a divulgação da mudança na logística de vacinação junto aos usuários por meio da mídia local e em todas as unidades de saúde Foi realizada reunião com o Conselho de Saúde para explanação dos benefícios desta centralização e a estrutura física foi adaptada com mobiliários e equipamentos padronizados pelo PNI.

A educação em saúde é possível com a viabilização de capacitação permanente da equipe, inclusive considerando as constantes atualizações em vacinas e implementação de procedimento operacional padrão (POP) de imunização. Sobre à economia em recursos financeiros foi possível em 8 meses de funcionamento economizar com a manutenção dos aparelhos de refrigeração e recursos humanos um montante de 50 mil reais. Tal economia foi utilizada na aquisição de uma câmera refrigerada conforme recomenda o PNI

Principal

Marco Antonio Norberto Felipe

secmarcofelipe@gmail.com

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Instituição

Avenida, R. Rio de Janeiro, 125 - Centro, Tapurah

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Os caminhos para alcançar os indicadores de desempenho do Previne Brasil pelo município de Bom Jesus (PB)
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba